Portal O Dia

Baixa umidade: 79 municípios do Piauí estão em alerta laranja; veja quais

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta terça-feira (30) um alerta laranja de baixa umidade para 79 municípios do Piauí. O aviso ocorre em meio ao período do B-R-O Bró, marcado por altas temperaturas e condições que favorecem a baixa umidade do ar. O alerta vale até às 19h e atinge principalmente as regiões Sudeste e Sudoeste do estado.

Assis Fernandes/O Dia
Baixa umidade: 79 municípios do Piauí estão em alerta laranja; veja quais

Segundo o Inmet, a umidade relativa do ar deve variar entre 20% e 12%. O órgão classifica a situação como de “perigo”, com risco de incêndios florestais e impactos à saúde, como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.

Além do alerta laranja, outros 209 municípios piauienses estão sob alerta amarelo de baixa umidade, classificado de “perigo potencial”. Nesse caso, a previsão é de índices entre 30% e 20%, com menor risco de incêndios e problemas de saúde. Este segundo aviso segue em vigor até às 20h desta terça-feira.

O alerta de baixa umidade é um fenômeno recorrente na região, com potenciais impactos na saúde e no ambiente. A falta de hidratação e a exposição excessiva ao calor podem agravar problemas respiratórios e cardiovasculares. A medida visa prevenir complicações tanto para a população em geral quanto para os serviços de emergência.

As autoridades orientam a população a tomar precauções, como beber bastante líquido e evitar exposição ao sol durante as horas mais quentes. Também é recomendado reduzir o esforço físico nas horas de maior calor. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros disponibilizam números de emergência (199 e 193, respectivamente) para mais informações.

Confira as cidades piauienses incluídas no alerta laranja do Inmet

Confira as cidades piauienses incluídas no alerta amarelo do Inmet


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.