Portal O Dia

Assembleia solicita que Segurança compre capacetes à prova de bala para policiais do Piauí

Foi protocolado nesta semana na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) um requerimento que cobra da Secretaria Estadual de Segurança Pública a aquisição de capacetes à prova de bala para policiais militares e civis que atuam no policiamento ostensivo no Estado. O documento é de autoria do deputado estadual Henrique Pires (MDB) e leva em consideração que os policiais circulam diariamente por áreas de alto risco.

A ideia, segundo o deputado, é que os policiais civis e militares utilizem o equipamento em áreas conflagradas, escolas e em cumprimentos de mandados judiciais em locais de periculosidade elevada. “A adoção dessa medida é um investimento na segurança pública, mas também a valorização do profissional policial e vai impactar diretamente em sua eficiência”, pontuou o parlamentar.

ODIA
Assembleia solicita que Segurança compre capacetes à prova de bala para policiais do Piauí

Operações já resultaram em tiros e na morte de um agente

Em novembro de 2024, um policial do DRACO, o agente Marcelo Soares, foi morto durante cumprimento de um mandado judicial na cidade de Santa Luzia do Paruá, no Maranhão. A equipe dele foi surpreendida por tiros quando um dos alvos do mandado, Bruno Arcanjo, reagiu e atirou contra a polícia. Marcelo foi atingido por um disparo no peito e morreu pouco depois de dar entrada no hospital do Município.

O ataque sofrido pelo agente Marcelo e a equipe do DRACO não foi o primeiro caso de confronto entre polícia e suspeitos. Na semana passada, um suspeito de integrar facção criminosa na cidade de Água Branca também recebeu a polícia a tiros em sua residência, onde os agentes cumpriam mandado de busca e apreensão. No vídeo gravado no momento é possível ver um policial, Alfredo Alcântara, se abaixando e escapando do tiro, que quase atinge o delegado Charles Pessoa.

O requerimento assinado pelo deputado Henrique Pires foi apreciado em Plenário e encaminhado à Secretaria de Segurança, destinado ao secretário Chico Lucas.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.