Portal O Dia

Após registrar 86 mm de chuva, Teresina não deve ter novos temporais; sul do Piauí pode ter tempestades

O Monitoramento do Clima da Secretaria do Meio Ambiente (Semarh) informou que Teresina não deve registrar novamente chuvas intensas como os 86 milímetros que caíram na madrugada desta quarta-feira (19), mas prevê precipitações moderadas até o domingo (23).

Arquivo/O Dia
Sul do Piauí pode haver incidências de tempestades.

No semiárido piauiense, o município de Pedro Laurentino registrou 150 milímetros, e outras cidades da região também ultrapassaram os 100 milímetros, o que ajudou a reabastecer pequenos reservatórios em localidades que enfrentavam situação de emergência por seca.

A Semarh alertou que o sul do estado poderá registrar maiores volumes de chuva, com risco de tempestades, exigindo atenção redobrada. O fenômeno está relacionado a uma frente fria que avança da Bahia, transportando grande quantidade de umidade.

O episódio é conhecido como Zacas, e geralmente dura de quatro dias ou mais, provocando chuvas substanciais, como as registradas na capital.

De acordo com o órgão, essas precipitações marcam o início da estação chuvosa no Piauí, que começa com maior intensidade no sul do estado e avança gradualmente para o centro-norte e norte.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.