A Academia Piauiense de Letras (APL), em parceria com o Núcleo de Estudos Políticos Eleitorais da Universidade Federal do Piauí (UFPI), realizou neste sábado (29) uma conferência para dialogar sobre a compreensão crítica da política no estado do Piauí. O tema da conferência foi “Cultura Política, História e Política Piauiense”.
A conferência reuniu nomes como o professor e historiador Fonseca Neto, o jornalista e membro da APL, Zózimo Tavares, e a presidente da Academia Piauiense de Letras, Fides Angélica.
O evento discutiu de forma aprofundada como se formaram as tradicionais organizações de poder no estado, passando pelas transformações contemporâneas que influenciaram na criação do cenário político atual.
LEIA TAMBÉM
De acordo com a APL, as exposições realizadas durante a conferência buscaram articular uma análise, historicidade e reflexão crítica, ressaltando a importância de um estudo aprofundado da política como parte essencial para a compreensão da identidade piauiense.
A presidente da APL, Fides Angélica Ommati, destacou que essas iniciativas integram a história com uma reflexão pública. “Pensar a política e a história do Piauí é, também, compreender as bases simbólicas sobre as quais se constrói a nossa identidade coletiva.” disse.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.