O presidente nacional do MDB, deputado federal Baleia Rossi, cumpre agenda em Teresina no próximo dia 25 de agosto. Durante sua passagem pela capital piauiense, o dirigente participará de um evento promovido pela Fundação Ulysses Guimarães em parceria com o MDB estadual, além de visitar a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) e se reunir com o governador Rafael Fonteles (PT).
A confirmação da visita foi feita ao O Dia pelo deputado estadual Henrique Pires (MDB), que adiantou ainda os principais compromissos de Baleia no estado. Entre eles, o ponto alto será o encontro com o chefe do Executivo piauiense, com quem deve tratar de articulações políticas para as eleições de 2026, incluindo a possível repetição da chamada fusão cruzada com o PSD, estratégia que visa fortalecer a base aliada nas chapas proporcionais para a Assembleia e a Câmara dos Deputados.
LEIA TAMBÉM
- MDB se prepara para eleições de 2026 mesmo sem fusão com o PSD, diz Severo Eulálio
- MDB e PSD buscam ampliar cadeiras na Assembleia e Congresso com nova fusão cruzada
- Henrique Pires rebate Limma e reafirma: “todo o MDB” sente que PT ocupa “espaço demais” na base
- Mesmo sem vice na chapa, MDB reafirma “apoio incondicional” à reeleição de Rafael Fonteles em 2026
Apesar da relevância do tema para o MDB no Piauí, Henrique Pires reconheceu que o presidente nacional do partido é contrário à tática.
“Ele é contra essa fusão cruzada por quê? Mas isso é uma decisão regional. Ele não consegue impor a vontade dele aqui. Porque o que vale para os partidos é o voto de deputado federal”, relatou.
Henrique Pires argumentou que a fusão cruzada, embora polêmica, responde a uma lógica prática, onde o tamanho dos partidos é medido principalmente pelo número de votos obtidos para deputado federal.
“Quando eu digo para o Júlio César, quando digo para o Georgiano [Neto, ambos do PSD], que ele sai ganhando muito mais por quê? Porque toda conta, todo tamanho de partido, é feito pelo número de votos para federal e o PMDB está extremamente prejudicado nisso. Mas é o jogo do momento”, explicou.
Além da articulação política, Baleia Rossi deve receber, durante sua passagem, o título de cidadão piauiense, honraria aprovada pela Assembleia Legislativa. A agenda de eventos contará ainda com a presença de dirigentes nacionais e estaduais do MDB, num movimento de fortalecimento da legenda no estado.
“Nós estamos com um convite, ele ficou de definir essa semana para o dia 25 de agosto. Ele vai participar do evento da Fundação Ulysses Guimarães, além de uma visita aqui na Assembleia e discutir com o governador Rafael as chapas do próximo ano. E receber o título dele de cidadão piauiense”, concluiu.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.