A 13ª rodada da Série D do Campeonato Brasileiro foi concluída neste fim de semana e os resultados não foram dos melhores para os representantes do Piauí. Já garantido na próxima fase, o Altos conheceu sua primeira derrota na competição ao ser superado por 1 a 0 pelo Tocantinópolis, fora de casa e perdeu a invencibilidade. Por outro lado, o Parnahyba, que precisava vencer para seguir sonhando com a classificação, apenas empatou por 2 a 2 com o Sampaio Corrêa-MA no Estádio Pedro Alelaf e está eliminado da Série D.
Altos perde invencibilidade histórica, mas mantém liderança
No Estádio Ribeirão, no Tocantins, o Altos entrou em campo classificado, mas com o desejo de manter uma invencibilidade que já durava 12 partidas — a mais longa do país em 2025 em torneios da CBF. O plano, no entanto, foi frustrado aos 45 minutos do segundo tempo, quando Marcos Paulo, que voltou de lesão, marcou de cabeça o gol da vitória do Tocantinópolis.
A derrota não tirou o Altos da liderança do Grupo A2, onde soma 26 pontos. Mas serviu como alerta para o técnico Fernando Tonet, já de olho na próxima fase. O Verdão do Norte, por sua vez, chegou aos 15 pontos e mantém chances de classificação, dependendo da última rodada.
A partida teve poucos lances de perigo. O primeiro tempo foi marcado pela posse de bola do time da casa, mas com apenas uma finalização certa. O Altos sequer finalizou no gol. O gol salvador de Marcos Paulo, diante de 113 torcedores, ainda rendeu uma modesta renda de R$ 1.100,00.
Parnahyba empata em casa e dá adeus à Série D
Jogando no Estádio Pedro Alelaf e empurrado por sua torcida, o Parnahyba não conseguiu fazer o dever de casa diante do Sampaio Corrêa-MA. O empate em 2 a 2 selou a eliminação precoce do Tubarão do Litoral, que não alcança mais a zona de classificação no Grupo A2.
O início da partida foi um pesadelo para os donos da casa. O Sampaio marcou dois gols em menos de 15 minutos, com Ball e Nadson, e controlava o jogo com facilidade. O Parnahyba ainda conseguiu diminuir antes do intervalo e empatou no começo do segundo tempo, mostrando poder de reação.
A equipe piauiense pressionou, chegou a acertar o travessão e teve boas chances de virar, mas o empate foi o resultado final. O time maranhense, com o ponto conquistado, chegou aos 20 e garantiu vaga na próxima fase.
Próximos jogos
Na 14ª e última rodada da fase de grupos, o Altos recebe o Maranhão no sábado (26), às 16h, no Estádio Lindolfo Monteiro, encerrando a primeira fase em casa. O Tocantinópolis visita o já eliminado Maracanã, no mesmo dia e horário. Já o Sampaio Corrêa enfrenta o Iguatu, no Estádio Castelão, também no sábado, com o objetivo de consolidar sua posição no G4.
Confira a tabela do grupo A2:
1º - Altos - 26 pts
2º - Imperatriz - 21 pts
3º - Sampaio Corrêa - 20 pts
4º - Iguatu - 17 pts
5º - Maranhão - 16 pts
6º - Tocantinópolis - 15 pts
7º - Parnahyba - 14 pts
8º - Maracanã - 6 pts
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.