Poucas horas após ter sido resgatado de um sequestro em Monsenhor Gil que durou cerca de 18 horas, o adolescente Jorge Gabriel, de apenas 14 anos, disputou uma prova de atletismo nos Jogos Escolares Piauienses (JEPI's) e garantiu um terceiro lugar na prova. Mais que o resultado em si, o que chama atenção é a disposição de disputar uma competição esportiva momentos depois de um acontecimento traumático como um sequestro.
LEIA TAMBÉM
Jorge Gabriel não hesitou em retomar sua rotina e competiu horas depois de ser libertado. Ele entrou na pista com os demais colegas e encarou a prova de corrida com barreiras, representando a instituição de ensino em que estuda: a Escola César Brito. Segundo Adriano Dias, diretor de Desporto Escolar da Secretaria dos Esportes (Secepi), Gabriel alcançou o terceiro lugar na prova de atletismo.
“O caso de Jorge Gabriel reforça o papel do esporte na vida de crianças e adolescentes. Nos JEPIs, ele não apenas superou obstáculos físicos na pista, mas deu uma prova de que saiu mais forte do que nunca”, disse Adriano Dias.
O caso
Jorge Gabriel foi sequestrado na noite de quinta-feira (26), logo após participar de um treino de atletismo, no município de Monsenhor Gil. A notícia do desaparecimento mobilizou familiares, amigos e autoridades locais e de Teresina. Foram horas de apreensão até o resgate feito na última tarde da sexta-feira (27).
Segundo o pai do jovem, Almerindo Carvalho, os criminosos chegaram a exigir R$ 250 mil pelo resgate. “Eles pediram, a princípio, 250 mil reais. Depois foram baixando o valor. A gente passou o dia todo com eles pedindo Pix e a gente dizendo que só daria em espécie”, relatou o pai em entrevista à imprensa.
O primeiro contato dos sequestradores com a família ocorreu por volta das 6h da manhã, por mensagens e ligações. “Disseram que, se colaborássemos, entregariam meu filho. Mas foi o tempo todo aquela pressão, telefonando o tempo todo. Nunca passei por nada parecido. Isso é uma coisa que não desejo pra ninguém.”
Ainda emocionado com o desfecho, Almerindo descreveu os momentos de angústia vividos pela família.
“Sou grato a todo mundo que ajudou e fez parte dessa equipe, todo mundo lá em casa que orou. A Polícia do Piauí está de parabéns! Esse serviço de inteligência foi fundamental. Eu não tenho palavras. Estou aliviado e ansioso para ver meu filho chegar", disse.
Veja momento em que pai reencontra o filho
O reencontro entre Jorge Gabriel e o pai, Almerindo Carvalho, foi marcado por emoção e alívio. Assim que viu o filho nos braços dos policiais, o pai correu ao encontro do adolescente e o abraçou com força. O vídeo foi publicado nas rede sociais da Secretaria de Segurança Pública.
LEIA TAMBÉM
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.