Que o Piauí tem sido assolado pela seca e o calor do período mais quente do ano já não é mais novidade. Mas em sendo outubro o pico do B-R-O-Bró, a situação se torna ainda mais crítica, sobretudo porque com o aumento da temperatura, vem também a queda da umidade relativa do ar. Respirar no Piauí está mais difícil e nesta segunda-feira (28) isso pode chegar a níveis ainda mais preocupantes.
Pelo menos 85% dos municípios piauienses estão sob alerta de baixíssima umidade do ar no final desta tarde. O aviso emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) na manhã de hoje mostra que 190 das 224 cidades do Estado pode registrar queda de suas umidades relativas do ar para até 12%. Pelos parâmetros da Organização Mundial de Saúde, quando umidade atinge este patamar, ela se encontra um nível típico de regiões desérticas.
O alerta aponta que a umidade relativa do ar nas regiões Sudeste, Centro-Norte, Sudoeste e no Norte do Piauí deve variar entre 20% e 12% entre as 12h e as 17h desta segunda (28). Há risco de incêndios florestais e de danos à saúde como ressecamento da pele e desconforto nos olhos, boca e nariz.
O Inmet recomenda para a população das áreas afetadas que beba bastante líquido e evite atividades físicas e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia. As orientações incluem ainda usar hidratante para pele e umidificadores para os ambientes. Em caso de emergência, a Defesa Civil deve ser acionada pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo número 193.
Além do Piauí, também estão em alerta para baixíssima umidade do ar municípios nos Estados da Paraíba, Bahia, Maranhão e Ceará.
Confira algumas dicas do que fazer para amenizar os efeitos da baixa umidade do ar:
- Hidratação: beba bastante água ao longo do dia para manter seu corpo hidratado.
- Umidificadores: use um umidificador nos ambientes que frequentar para aumentar a umidade do ar, especialmente em ambientes fechados.
- Banhos mornos: tomar banhos mornos podem ajudar a adicionar umidade ao ar e relaxar a pele.
- Hidratação da pele: aplique loções ou cremes hidratantes para evitar o ressecamento da pele.
- Evite ambientes muito quentes: fique em locais frescos e arejados sempre que possível, especialmente durante o dia.
- Alimentação: consuma alimentos ricos em água, como frutas e vegetais para ajudar na hidratação.
- Vestimenta adequada: use roupas leves e respiráveis para ajudar a regular a temperatura corporal.
- Atividade físicas: evite exercícios ao ar livre durante as horas mais quentes do dia, optando por fazer atividades nos horários mais frescos.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.