Portal O Dia

Trump sobre relação do Brasil e América Latina: 'Não precisamos deles'

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou que o Brasil e outros países da América Latina dependem mais dos Estados Unidos do que o contrário. A afirmação foi feita durante a assinatura de decretos no Salão Oval, logo após sua posse como 47º presidente dos EUA, nesta segunda-feira (20).

RS/ Fotos Públicas
Trump sobre Brasil e América Latina 'Não precisamos deles'

Ao ser questionado sobre a relação entre os Estados Unidos e o Brasil, Trump afirmou que a relação com esses países é positiva, mas ressaltou a importância dos EUA para a região. "Eles precisam de nós, mais do que precisamos deles. Nós não precisamos deles, eles precisam da gente. Todo mundo precisa da gente”, afirmou.

O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, também se manifestou sobre a posse de Trump. Lula cumprimentou o novo presidente dos EUA e expressou esperança em uma gestão produtiva. “Torço para que ele faça uma gestão profícua, para que o povo brasileiro e o americano melhorem, e para que os americanos continuem a ser o parceiro histórico que é do Brasil”, disse Lula.

Posse de Trump como 47º presidente dos EUA

Donald Trump assumiu a presidência dos Estados Unidos nesta segunda-feira, prometendo iniciar "uma era de ouro". Em seu discurso de posse, ele destacou a necessidade de retomar a grandeza americana e anunciou diversas medidas, incluindo a retirada dos EUA do Acordo de Paris sobre mudanças climáticas e da OMS (Organização Mundial de Saúde). Trump também assinou decretos de perdão presidencial para 1,5 mil acusados de participar do ataque ao Capitólio, além de prometer ações rígidas na fronteira com o México.

Quais são as consequências da saída dos Estados Unidos da OMS (Organização Mundial de Saúde):


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.