Portal O Dia

Shutdown: Senado dos EUA aprova projeto para encerrar paralisação; veja próximos passos

O Senado dos Estados Unidos aprovou neste domingo (9) um projeto de lei que visa encerrar o shutdown do governo federal, em vigor há 40 dias e responsável pelo afastamento de funcionários públicos, atrasos na distribuição de assistência alimentar e impactos no tráfego aéreo.

Reprodução/fotos públicas
Shutdown: Senado dos EUA aprova projeto para encerrar paralisação; veja próximos passos

O termo shutdown refere-se à paralisação parcial do governo quando o Congresso não aprova o orçamento anual ou um financiamento temporário para os gastos públicos. No caso atual, a paralisação afetou diversos serviços federais, incluindo parques nacionais, programas sociais e o controle de tráfego aéreo, com risco de complicações durante o feriado de Ação de Graças.

Mais de 750 voos programados para esta sexta foram cancelados com antecedência na quinta, de acordo com o site de rastreamento FlightAware. No mesmo dia, foram registrados 6,4 mil atrasos e cerca de 200 cancelamentos. Até a próxima sexta, 14, o percentual de redução deve chegar a 10%. A medida conjunta da Secretaria de Transportes e da Administração Federal de Aviação (FAA) visa a segurança das operações.

Como foi a votação no Senado

O projeto foi aprovado por 60 votos a 40, mantendo a estrutura já aprovada pela Câmara dos Representantes, mas com modificações que combinam um financiamento temporário até janeiro de 2026 e três projetos de orçamento anual.

Segundo o acordo, os republicanos concordaram em realizar, ainda em dezembro, uma votação para ampliar subsídios da Lei de Cuidados Acessíveis (Affordable Care Act), uma prioridade dos democratas nas negociações sobre o financiamento.

Próximas etapas para encerrar o shutdown

Apesar da aprovação no Senado, o processo não se encerra automaticamente. O pacote emendado precisa retornar à Câmara dos Representantes para nova votação e, posteriormente, ser sancionado pelo presidente Donald Trump. O trâmite pode levar vários dias.

Entre os efeitos previstos caso o projeto seja sancionado:


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.