Portal O Dia

Netflix compra Warner Bros e pode transformar mercado audiovisual brasileiro e mundial

A aquisição da Warner Bros. Discovery pela Netflix, que já passou da fase final de negociações, tende a causar reverberações importantes também no Brasil. Com o acordo, a Netflix assumiria o controle dos estúdios de cinema e TV da Warner, do catálogo da HBO/Max e de marcas icônicas do entretenimento mundial, como DC Comics, Harry Potter, HBO, CNN e várias outras.

Para o público brasileiro, a mudança pode ter impacto direto na oferta de filmes e séries disponíveis em streaming. A Netflix já é, há anos, a líder no mercado de streaming no Brasil, aproveitando-se de seu pioneirismo e da popularidade do formato entre os brasileiros. Com a adição de produções da Warner e da HBO/Max ao seu acervo, a plataforma poderia ampliar ainda mais seu catálogo, o que tende a atrair novos assinantes e aumentar o consumo doméstico de conteúdo.

Reprodução/X
Netflix compra Warner Bros e pode transformar mercado audiovisual brasileiro e mundial

Por outro lado, esse controle centralizado aumenta o poder da Netflix sobre o que chega ou não ao Brasil. Produções que antes eram disponibilizadas por meio de outras plataformas ou redes podem passar a ser exclusivas da empresa, limitando opções de escolha para os consumidores. Isso poderia pressionar concorrentes locais ou regionais a repensar suas estratégias de conteúdo ou mercado.

Além disso, a aquisição pode influenciar fortemente o mercado de cinema e de exibição tradicional no Brasil. Com a tendência global já observada de privilegiar o streaming em vez de lançamentos nas salas, intensificada nos últimos anos, existe o risco de que títulos da Warner deixem de ser lançados em cinemas ou tenham janelas de exibição reduzidas, o que poderia impactar a indústria exibidora nacional, exibidores independentes e produtores brasileiros que dependem de salas de cinema para distribuição.

Através de nota oficial, a Netflix afirma que “a aquisição une duas pioneiras no mercado de entretenimento, combinado a inovação, alcance global e alta qualidade da empresa com o legado secular de contagem de histórias da Warner Bros. Franquias adoradas, como The Big Bang Theory, The Sopranos, Game of Thrones, The Wizard of OZ e o universo da DC Comics irão se juntar ao extenso portfólio da Netflix, (...), criando entretenimento extraordinário, oferecido a audiências de todo o mundo”.

Mas a situação também abre oportunidades. A Netflix, com estrutura global, poderia investir com mais recursos em produções locais ou em dublagem e tradução para o português, tornando acessível para um público maior, algo que, geralmente, favorece o Brasil, onde existe grande demanda por conteúdo dublado. Produções originadas da Warner ou HBO que tenham apelo internacional poderiam chegar ao Brasil com mais agilidade e potencial de alcance muito maior.

Porém, ainda existe o risco de concentração excessiva de poder no mercado audiovisual global e, por consequência, no Brasil. Com menos concorrentes fortes, a diversidade de títulos, estilos e vozes fica ameaçada, o que pode acabar empobrecendo a variedade de narrativas disponíveis.

Ted Sarandos, CEO da Netflix, reforça que a missão da empresa sempre foi entreter o mundo. “Ao combinar a incrível livraria de séries e filmes da Warner Bros – de clássicos atemporais como Casablanca e Citizen Kane a favoritos da modernidade como Harry Potter e Friends – com nossos títulos que definem a cultura, como Stranger Things e Squid Game, nós poderemos entreter ainda melhor. Juntos, podemos dar à audiências mais do que eles amam e ajudar a definir o próximo século de contagem de histórias”, afirmou.

Se o acordo entre as duas gigantes for consolidado, os brasileiros podem ganhar acesso a um catálogo gigantesco de séries e filmes, mas ao custo de um mercado mais concentrado, com menos pluralidade e potencial prejuízo para salas de cinema e para quem produz conteúdo fora do grande circuito.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.