Portal O Dia

Irã nega alegação de Trump sobre pedido de reunião com EUA na Casa Branca

O governo iraniano negou que qualquer autoridade do país tenha solicitado uma reunião com representantes norte-americanos na Casa Branca. A declaração é uma resposta direta a uma fala do ex-presidente dos EUA, Donald Trump, feita na manhã desta quarta-feira (18), sugerindo que autoridades iranianas teriam buscado um encontro oficial com Washington.

Reprodução/ Molly Riley/ Fotos Públicas
Irã nega declaração de Trump sobre suposto pedido de reunião na Casa Branca

No comunicado, publicado na rede social X (antigo Twitter), o governo iraniano desmentiu sobre possíveis reuniões com autoridades. "Nenhuma autoridade iraniana jamais pediu para rastejar aos portões da Casa Branca. A única coisa mais desprezível do que suas mentiras é sua ameaça covarde de 'eliminar' o Líder Supremo do Irã", afirmou.

O país persa alertou ainda que responderá a qualquer ameaça com "contra-ameaças" e medidas recíprocas.. "O Irã não negocia sob coação, não aceitará a paz sob coação", escreveu.

Trump não confirma se os EUA devem ou não atacar o Irã

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Pete Hegseth, evitou confirmar se apresentou opções ao presidente do país, Donald Trump, sobre um possível ataque americano contra o Irã. "Não diria em um fórum público se forneci ou não opções a Trump sobre um eventual ataque contra Irã", afirmou, ao ser questionado sobre os preparativos militares em meio à escalada de tensão no Oriente Médio durante testemunho no Senado.

As declarações ocorreram após comentários de Trump sobre o confronto entre Israel e Irã. Trump, nesta quarta (18), se recusou a responder diretamente se os EUA devem atacar estruturas iranianas, afirmando apenas que "podem ou não" fazê-lo. Questionado sobre essas falas, Hegseth respondeu que "o presidente está certo".

O secretário reforçou ainda que qualquer ofensiva militar dependerá exclusivamente da decisão do republicano. "Trump foi eleito para fazer esse tipo de decisão. Se e quando decisões de guerra e paz forem tomadas por Trump, o Departamento de Defesa estará pronto para executá-las", completou.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.