Portal O Dia

EUA anunciam plano em três etapas para a Venezuela após queda de Maduro

O governo dos Estados Unidos divulgou um plano em três fases para a Venezuela nos dias seguintes à operação militar que resultou na captura do presidente Nicolás Maduro e de sua esposa, feita por forças norte-americanas no último sábado (3).

RS/Fotos Públicas
EUA anunciam plano em três etapas para a Venezuela após queda de Maduro

Segundo o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, a primeira etapa do plano é a estabilização do país, que inclui a apreensão e venda de entre 30 milhões e 50 milhões de barris de petróleo venezuelano. O governo americano pretende controlar a distribuição dos recursos gerados pela venda do petróleo, alegando que os fundos serão usados em benefício da população venezuelana.

A fase seguinte, chamada de recuperação, tem como objetivo abrir o mercado venezuelano a empresas norte-americanas e ocidentais, garantindo “acesso justo” para investimentos estrangeiros no setor petrolífero e outras áreas da economia.

Por fim, a terceira etapa, definida como transição, prevê um processo de reconciliação nacional, com anistia para líderes da oposição, libertação de presos políticos e repatriação de exilados. Rubio não detalhou como esse processo será conduzido na prática.

A porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, afirmou que os Estados Unidos “ditarão” as decisões tomadas pelo governo venezuelano interino, destacando a influência máxima de Washington sobre as autoridades locais neste momento.

O senador democrata Chris Murphy classificou a estratégia como “insana”, argumentando que a apreensão e venda forçada do petróleo venezuelano equivalem a roubo e colocam em risco a soberania do país.

A divulgação do plano ocorre em meio a intensas controvérsias no cenário internacional, com governos estrangeiros condenando a intervenção e líderes venezuelanos contestando a legitimidade das medidas.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.