Portal O Dia

Bombardeios de Israel atingem alvos do Hezbollah no Líbano e matam 23 sírios

Ataques aéreos realizados pelas Forças Armadas de Israel causaram a morte de pelo menos 23 sírios em um edifício na cidade libanesa de Younine, de acordo com a agência Reuters. Os bombardeios ocorreram na madrugada desta quinta-feira (26), pelo horário de Brasília, e atingiram cerca de 75 alvos do Hezbollah no Líbano.

Reprodução
Bombardeios de Israel atingem alvos do Hezbollah no Líbano e mata 23 sírios

O prefeito de Younine, Ali Qusas, informou à Reuters que a maioria das vítimas eram mulheres e crianças, que estavam em um edifício de três andares. Além disso, oito pessoas ficaram feridas no ataque. As Forças Armadas de Israel declararam que entre os alvos atingidos estavam instalações de armazenamento de armas e mísseis na região de Bekaa.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou nesta quinta-feira que não respondeu à proposta de cessar-fogo apresentada por Estados Unidos e França.

Conflito Israel x Hezbollah

O conflito entre Israel e o Hezbollah, grupo político e militar xiita baseado no Líbano, remonta a décadas e é marcado por tensões contínuas, confrontos esporádicos e, em alguns momentos, intensos embates militares. O Hezbollah, fundado em 1982 durante a Guerra Civil Libanesa e com o apoio do Irã, surgiu como uma força de resistência contra a ocupação israelense no sul do Líbano.

Aqui estão os principais pontos sobre o conflito:

Contexto e Origens

Guerra de 2006

Período pós-2006

Tensão Atual

O conflito entre Israel e o Hezbollah é parte de um quadro mais amplo de rivalidades regionais, envolvendo também o Irã, Síria e outros países do Oriente Médio.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.