Portal O Dia

Vídeo mostra reencontro de mãe com filho após sequestro no interior do Piauí; veja

Um vídeo comovente divulgado nas redes sociais nessa sexta-feira (27) mostra o reencontro emocionante entre a mãe de Jorge Gabriel Lima de Carvalho, de 14 anos, e o filho, após ele ser resgatado de um cativeiro no município de Nazária, a cerca de 30 km de Teresina. O adolescente havia sido sequestrado na noite da última quinta-feira (26), em Monsenhor Gil, no interior do Piauí.

Reprodução/Redes Sociais
Vídeo mostra reencontro de mãe com filho após sequestro no interior do Piauí; veja

As imagens, que circularam nas redes sociais, mostram que Jorge Gabriel aparece sorridente enquanto é abraçado com força pela mãe, que, visivelmente emocionada, chora e segura o rosto do filho, em meio a aplausos e gritos de alegria de familiares, amigos e vizinhos. Com um terço enrolado no braço, a mãe simbolizava a fé e a esperança que sustentaram a família durante o período de angústia.

Jorge Gabriel foi abordado por criminosos enquanto voltava para casa após um treino de atletismo. Segundo o pai do jovem, Almerindo Carvalho, os sequestradores derrubaram o adolescente e o colocaram à força em um veículo. Durante o cativeiro, o jovem foi mantido com os olhos vendados para que não reconhecesse o trajeto ou os envolvidos.

A família recebeu o primeiro contato dos criminosos por volta das 6h da manhã de sexta-feira (27), com ameaças e exigências para o pagamento do resgate. O garoto chegou a tentar escapar, mordendo e golpeando um dos sequestradores, mas não teve sucesso.

Divulgação/SSP-PI
Cinco pessoas são presas por sequestro de adolescente em Monsenhor Gil

Após um intenso trabalho de inteligência das forças de segurança do Piauí, Jorge Gabriel foi localizado ainda na tarde do mesmo dia, em uma região de mata entre os municípios de Demerval Lobão e Nazária. Apesar do abalo psicológico, ele foi encontrado fisicamente bem. O delegado Charles Pessoa afirmou que a reação do adolescente foi de alívio: “Ele sempre acreditou que voltaria para os braços dos pais.”

Veja o vídeo:

Valor do resgate

O pai do adolescente revelou à imprensa que os sequestradores chegaram a exigir inicialmente R$ 250 mil pela libertação do filho.

“Eles pediram, a princípio, 250 mil reais. Depois foram baixando o valor. A gente passou o dia todo com eles pedindo Pix e a gente dizendo que só daria em espécie”, contou Almerindo.

Durante o contato com os criminosos, a família viveu momentos de tensão e medo.

“Disseram que, se colaborássemos, entregariam meu filho. Mas foi o tempo todo aquela pressão, telefonando o tempo todo. Nunca passei por nada parecido. Isso é uma coisa que não desejo pra ninguém”, disse o pai.

Emocionado com o desfecho, o pai agradeceu aos envolvidos na operação.

“Sou grato a todo mundo que ajudou e fez parte dessa equipe, todo mundo lá em casa que orou. A Polícia do Piauí está de parabéns! Esse serviço de inteligência foi fundamental. Eu não tenho palavras. Estou aliviado e ansioso para ver meu filho chegar", declarou.

Prisão de suspeitos e investigação

Cinco pessoas foram presas por envolvimento direto no sequestro, sendo três delas mulheres que estavam no local do cativeiro — inclusive acompanhadas de duas crianças, supostamente suas filhas. Dois suspeitos seguem foragidos.

De acordo com a Polícia Civil, o crime foi articulado por um ex-presidiário identificado como Ítalo, que já havia sido preso por estelionato e extorsão, com ligações com facções criminosas. Ítalo rompeu a tornozeleira eletrônica que usava e passou a executar crimes com maior audácia.

"Ítalo evoluiu do golpe da facção para roubo com restrição de liberdade. Já havia histórico de extorsão contra comerciantes e agora escalou para o sequestro”, afirmou o delegado Anchieta Nery.

A operação de resgate não encontrou armas no imóvel, mas as investigações continuam em andamento para localizar os demais envolvidos e apurar se há conexão com outras ações criminosas.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.