Portal O Dia

Samara do Estevão assumirá vaga na Câmara de Parnaíba após assassinato de Thiciano Ribeiro

A advogada Samara do Estevão, de 32 anos, assumirá a vaga de vereadora de Parnaíba pelo Partido Liberal (PL) após o assassinato do vereador Thiciano Ribeiro, de 35 anos. O crime ocorreu na manhã desta quarta-feira (27), no Centro de Teresina, e também vitimou a guarda municipal Penélope Brito.

Reprodução/Redes Sociais
Samara do Estevão assume vaga na Câmara de Parnaíba após assassinato de Thiciano Ribeiro

Ribeiro havia assumido o mandato recentemente, em maio deste ano, após a morte do vereador Bruno Vasconcelos Cunha, o “Brunão”, em abril, que faleceu em decorrência de complicações após uma bariátrica. O parlamentar morreu na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital de Teresina.

Como primeiro suplente do PL, Thiciano ocupou a vaga e, em menos de três meses de atuação, conquistou destaque como uma nova liderança política. Sua trajetória foi interrompida de forma abrupta, causando grande comoção.

Com a morte do vereador, a Câmara Municipal de Parnaíba terá mais uma parlamentar em sua composição. Samara do Estevão, será a nova representante do PL no Legislativo municipal.

Deputados pedem punição pelo crime

Deputados da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) manifestaram pesar e cobraram ações rigorosas após o assassinato do vereador de Parnaíba, Thiciano Ribeiro da Cruz, e de sua companheira, a ex-comandante da Guarda Civil Municipal de Parnaíba, Penélope Miranda.

O deputado Dr. Hélio (MDB) afirmou que o município está de luto e que é necessário endurecer as leis para coibir crimes desse tipo. “Meus sentimentos à família e à cidade de Parnaíba, que está chocada. Esse crime reflete a condição de violência que vivemos. Precisamos refletir sobre como tratar esses crimes hediondos, temos que apertar as penas para inibir esses criminosos”, disse.

A deputada Gracinha Mão Santa (PP), que também tinha proximidade com as vítimas, lamentou o ocorrido e destacou a violência da ação. Para ela, o crime reforça a necessidade de valores éticos e espirituais na sociedade. “O que a gente tira de lição é que o homem é o lobo do próprio homem. Não existe perdão por matar alguém de forma tão fria, premeditada. Falta temência a Deus e devemos agir sob suas leis”, declarou.

Ex-companheiro premeditou o crime

De acordo com o delegado Anchieta Nery, diretor de Inteligência da Polícia Civil, Fernando de Oliveira Castro teria saído de Parnaíba para Teresina de forma premeditada com o intuito de cometer o crime, já que foi encontrada em seu poder uma quantia em dinheiro que seria utilizada para a fuga.

Antero Costa/O Dia
Delegado Francisco Baretta, coordenador do DHPP

"Ele saiu de Parnaíba por volta de meia-noite já com o crime planejado e no objetivo de executá-lo. Após o crime, nós conseguimos mapear os locais por onde ele passou até chegarmos à localização. Tivemos inclusive apoio da população, que nos prestou várias informações úteis", disse.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.