Portal O Dia

Quadrilha manipulava advogados para fraudar benefícios do INSS no Piauí

A Polícia Federal desarticulou, nesta quarta-feira (19), um grupo criminoso especializado em fraudar benefícios do INSS no Piauí. Os criminosos manipulavam advogados para formular pedidos de benefícios fraudulentos e causaram um prejuízo de mais de R$ 3 milhões aos cofres públicos. Estão sendo cumpridos três mandados judiciais nas cidades de Parnaíba e Cocal.

Divulgação/Polícia Federal
Quadrilha manipulava advogados para fraudar benefícios do INSS no Piauí

Em nota, a Polícia Federal deu detalhes a operação, que foi denominada de Falsas Aparências. O nome faz alusão à utilização de documentação fraudulenta para obtenção dos benefícios. Um dos investigados estaria simulando o exercício de profissões legais como forma de justificar o alto padrão de vida exibido nas redes sociais.

As investigações apontam que os suspeitos atuavam na arregimentação de interessados na obtenção de benefícios previdenciários e assistenciais, promovendo a falsificação de documentos para instruir os requerimentos, tanto na esfera administrativa, quanto judicial, incluindo documentos assinados por profissionais da área da saúde. Até o momento, a Polícia Federal identificou mais de 100

.

Divulgação/Polícia Federal
Quadrilha manipulava advogados para fraudar benefícios do INSS no Piauí

Os suspeitos poderão responder pelos crimes de estelionato e lavagem de dinheiro.

A Operação Falsas Aparências foi deflagrada pela Força-Tarefa Previdenciária e Trabalhista composta pela Polícia Federal, pelo Ministério da Previdência Social e pelo Ministério Público Federal.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.