A ZPE de Parnaíba teve quatro projetos de plantas industriais aprovados nessa semana pelo Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE). A aprovação aconteceu na última quarta (19) durante a primeira reunião do Conselho após a reestruturação promovida pelo governo Lula. O encontrou foi presidido pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.
Os projetos aprovados são voltados para produção e exportação de mel, cosméticos, tratores agrícolas e castanha de caju. Segundo as estimativas apresentadas, os investimentos devem chegar a R$ 156,9 milhões e deverão gerar um total de 281 empregos, desde a instalação até o início da operação.
Inaugurada em fevereiro do ano passado, a ZPE de Parnaíba funciona atualmente com duas empresas, uma de produção de madeira ecológica e outra para produção de cera de carnaúba. “As ZPEs desempenharão papel estratégico em nossa economia, para integrar modais logísticos, produzir energia renovável e aumentar nossas exportações”, destacou o ministro Geraldo Alckmin.
O governador Rafael Fonteles comemorou as aprovações ao comentar a ZPE é um dos vetores de desenvolvimento planejados pelo governo. “As Zonas de Processamento de Exportação são distritos industriais, cujas empresas são beneficiadas com a isenção de impostos para exportar. Estou muito empolgado com as perspectivas de crescimento do nosso estado a partir da nossa ZPE”, disse Fonteles.
Para a aprovação, foram ouvidos representantes da Casa Civil e dos ministérios da Fazenda, Integração e do Desenvolvimento Regional, Meio Ambiente e Mudança do Clima, Planejamento e Orçamento, Portos e Aeroportos e Transportes.