Portal O Dia

Professor é preso em União suspeito de abusar sexualmente de 244 alunos

Um professor de 52 anos foi preso na manhã desta quarta-feira (21), no município de União, região metropolitana de Teresina, suspeito de abusar sexualmente de 244 crianças e adolescentes em Tuntum, no interior do Maranhão. A identidade do investigado não foi divulgada.

De acordo com o delegado Wlisses Alves, titular da Delegacia de Presidente Dutra e responsável pela investigação, os abusos teriam ocorrido entre 2023 e maio de 2025, dentro da escola onde o professor trabalhava.

Divulgação/PC-MA
Professor é preso em União suspeito de abusar sexualmente de 244 alunos

O caso veio à tona após uma aluna procurar a direção da unidade de ensino, em maio de 2025, para denunciar o professor por assédio sexual. À época, a diretora da escola, que também é bombeira militar, deu voz de prisão ao suspeito e acionou a polícia. Ele foi detido inicialmente pelo crime de importunação sexual.

Após a primeira denúncia, outros alunos procuraram as autoridades para relatar situações semelhantes. O professor foi afastado das atividades em sala de aula, enquanto as investigações continuaram. O avanço das apurações resultou na prisão do suspeito na cidade de União, onde ele residia atualmente.

Em nota, a Secretaria Municipal de Educação de Tuntum informou que todas as providências administrativas cabíveis já estão sendo tomadas e que o órgão se colocou à disposição das autoridades competentes para colaborar com as investigações, disponibilizando todas as informações necessárias à apuração dos fatos e à responsabilização dos envolvidos, nos termos da legislação vigente. (Leia a nota na íntegra ao final desta matéria)

Segundo a Polícia Civil, embora os depoimentos indiquem uma série de abusos, até o momento não há registros técnicos ou laudos que caracterizem estupro de vulnerável consumado.

Como parte do protocolo adotado em investigações de crimes sexuais, a autoridade policial solicitou a realização de perícias médicas e psicológicas nas vítimas. O suspeito foi reconduzido ao Maranhão, onde prestará depoimento e permanecerá à disposição do Poder Judiciário.

Confira a nota:

NOTA OFICIAL

A Secretaria Municipal de Educação informa que tomou conhecimento de um ocorrido envolvendo um servidor da rede de ensino, que foi conduzido pela autoridade policial por suposto delito dentro do ambiente escolar.

Reiteramos que a Secretaria de Educação repudia veementemente qualquer conduta que viole os direitos, a dignidade e a integridade de estudantes, professores e demais membros da comunidade escolar. Toda e qualquer atitude que não esteja de acordo com as normas legais e éticas que regem o ambiente educacional será tratada com o máximo rigor.

Destacamos ainda que todas as providências administrativas cabíveis já estão sendo tomadas, em paralelo, nos colocamos à disposição das autoridades competentes para colaborar integralmente com as investigações, disponibilizando todas as informações necessárias à completa apuração dos fatos e à responsabilização dos envolvidos, nos termos da legislação vigente. Ademais, esta Secretaria prestará todo auxílio necessário à suposta vítima.

Reafirmamos nosso compromisso com a proteção da comunidade escolar e com a manutenção de um ambiente seguro, ético e respeitoso.

Atenciosamente,

Carlos Sérgio Oliveira da Silva Júnior

Secretário Municipal de Educação


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.