Portal O Dia

Prefeita de Piripiri faz blackface no Instagram, mas apaga postagem após comentários

A prefeita de Piripiri, Jove Oliveira (PT) publicou uma postagem no Instagram em que aparece fazendo blackface no Dia da Consciência. A prática consiste em pessoas brancas pintarem o rosto de preto. Ela é considerada racista porque representa as pessoas negras de forma estereotipada e ridicularizada. A prática surgiu nos Estados Unidos no começo do século XIX, onde atores brancos usavam carvão ou tinta preta para realçar os lábios e satirizar, às vezes até desumanizar, a população afro-americana.

Na postagem em que aparece fazendo blackface, Jove Oliveira menciona que a cor da pele não representa nada, porque todos são iguais perante a lei. “A cor da pele não diz nada. Eu nasci de pai branco e mãe branca, tenho pele branca, mas isso não define caráter. A cor do nosso sangue é a mesma”, disse a prefeita de Pirpiri, enquanto limpa a tinta preta do rosto.

Reprodução/Instagram
Prefeita de Piripiri faz blackface no Instagram, mas apaga postagem após comentários

A postagem recebeu uma enxurrada de comentários negativos, com seguidores acusando Jove Oliveira de racismo. Diante da repercussão negativa, a prefeita de Piripiri apagou a postagem. Em nota, ela afirmou que cometeu um equívoco, reconheceu o erro e reforçou a necessidade de se combater o racismo não só no Dia da Consciência Negra.

Esta não é a primeira vez que Jove Oliveira aparece no centro de uma polêmica. Ela e seu vice, Hilton Osório, tiveram seus mandatos cassados pelo juiz Eduardo Couto, da 11º Zona Eleitoral. Os dois são acusados de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. Como ainda cabe recurso, Jove e Hilton permanecem no cargo.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.