Portal O Dia

Polícia Federal investiga compra de votos e lavagem de dinheiro ligados a facção em Piracuruca

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (29), a Operação Escudo Eleitoral III, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa suspeita de atuar em crimes eleitorais durante as Eleições Municipais de 2024, no município de Piracuruca, no Norte do Piauí.

Ao todo, foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão nas cidades de Piracuruca (PI) e Águas Lindas (GO), com apoio do Canil da Polícia Civil do Piauí. As ordens judiciais foram expedidas pelo Juízo de Garantias do Núcleo I da Justiça Eleitoral do Piauí. A operação também resultou na aplicação de duas medidas cautelares de afastamento do exercício de cargos públicos, que atingiram uma agente política e uma servidora pública.

Segundo a Polícia Federal, as medidas têm como finalidade impedir o uso da estrutura estatal para ocultação de provas, influência sobre testemunhas ou continuidade das práticas criminosas, além de assegurar o regular funcionamento das instituições democráticas durante o curso das investigações.

Divulgação/PF
Polícia Federal investiga compra de votos e lavagem de dinheiro ligados a facção em Piracuruca

As apurações tiveram início em novembro de 2025, a partir do compartilhamento de informações oriundas de uma investigação criminal anterior. Os dados indicaram uma possível conexão entre integrantes de uma facção criminosa e o financiamento de campanha eleitoral, o que levou à abertura de inquérito específico no âmbito da Polícia Federal.

De acordo com as investigações, há indícios de que recursos de origem criminosa tenham sido utilizados para financiar campanhas eleitorais, além da prática de outros crimes eleitorais, como compra de votos, dissimulação da origem de valores e bens, e uso irregular de recursos durante o processo eleitoral.

Os investigados podem responder pelos crimes de organização criminosa, captação ilícita de sufrágio, falsidade ideológica eleitoral e lavagem de dinheiro. A Polícia Federal informou que as investigações seguem em andamento e que novas medidas poderão ser adotadas após a análise do material apreendido durante a operação.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.