Portal O Dia

Município do Piauí registra a maior temperatura do Brasil nesta quinta (30); saiba

O calor extremo voltou a ser destaque no Piauí. Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) nesta quinta-feira (30), duas cidades piauienses registraram temperaturas acima dos 40°C até as 15h, liderando o ranking das mais quentes do país. O município de São João do Piauí, no Sul do Estado, alcançou 40,3 °C e ficou com a maior temperatura do Brasil nesta data.

Tânia Rêgo/Agência Brasil
Duas cidades do Piauí registram temperaturas acima dos 40° graus.

Logo em seguida, aparece Picos, também no Piauí, com 40,2 °C. Ambas estão localizadas na região Sul do Estado, área que costuma registrar os maiores índices térmicos do Piauí devido ao clima semiárido e à baixa umidade relativa do ar. Ainda conforme o boletim do INMET, cidades da Bahia também figuraram entre as mais quentes do país: Correntina marcou 40,1 °C e Ibotirama, 40,0 °C.

Maiores temperaturas registradas até às 15h do dia 30, segundo o INMET:

A Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos da Semarh já havia indicado que a  previsão seria de que, até o final deste mês, o tempo ficaria mais quente do que aquilo que já se sente e a temperatura chegaria a alguns lugares na casa dos 40°C.

O Instituto Nacional de Meteorologia alerta para os riscos à saúde durante períodos prolongados de calor intenso, como desidratação, insolação e queda na pressão arterial. A orientação é aumentar a ingestão de líquidos, evitar exposição direta ao sol nos horários de pico e usar roupas leves e confortáveis.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.