O município de Pedro II, localizado no interior do Piauí, está entre os contemplados com novas obras do programa habitacional federal "Minha Casa, Minha Vida". Ao todo, serão construídas 100 unidades habitacionais no Residencial Margarida, ampliando o acesso à moradia digna para dezenas de famílias da região.
As obras fazem parte do pacote de construções iniciadas em setembro pelo programa, que contabiliza, em todo o Brasil, 269 novos empreendimentos, somando 10,9 mil unidades habitacionais em andamento. A expectativa do Governo Federal é que mais de 43 mil pessoas sejam beneficiadas diretamente com a casa própria, deixando para trás o aluguel e condições precárias de moradia.
LEIA TAMBÉM
No Nordeste, Pedro II se destaca ao lado de cidades como Santa Inês (MA), João Pessoa (PB) e Salvador (BA) no avanço da política habitacional voltada para o público urbano. O projeto do Residencial Margarida é parte da modalidade Urbano (FAR) do programa, que, em setembro, teve 15 empreendimentos iniciados, totalizando 2,1 mil residências em todo o país.
Construções em outras regiões do país
Além de Pedro II, as novas construções do Minha Casa, Minha Vida em setembro abrangem todas as regiões do Brasil. No Norte, por exemplo, o município de Iranduba (AM) iniciou 144 unidades no Residencial Iranduba III, enquanto Marabá (PA) deu início a dois conjuntos habitacionais com 248 moradias cada.
No Nordeste, Santa Inês (MA) recebeu dois empreendimentos, com 150 e 100 unidades, respectivamente. Em João Pessoa (PB), foram iniciadas obras para 108 residências no Rio Sanhauá e mais 200 no Jardim dos Coqueiros II. Em Salvador (BA), o Residencial Vila Capistrano terá 48 moradias.
No Centro-Oeste, a cidade de Naviraí (MS) começou a construção de 60 unidades no Bairro Interlagos. No Sudeste, os destaques vão para Cariacica (ES), com 250 moradias no Vista da Serra I, e Valinhos (SP), com 200 unidades no empreendimento Valinhos I Bairro Ortizes. Já no Sul, São Leopoldo (RS) iniciou a construção de 160 moradias no Moradas Ianduí, enquanto Itapema (SC) terá 90 unidades no Loteamento Popular Campo Verde.
Diversidade de modalidades
As unidades habitacionais estão divididas em três linhas de atendimento dentro do Minha Casa, Minha Vida:
- Rural: 232 empreendimentos e 7,1 mil unidades
- Entidades (FDS): 22 empreendimentos com 1,6 mil moradias
- Urbano (FAR): 15 empreendimentos, totalizando 2,1 mil unidades
O programa, retomado com em 2023, tem priorizado a população de baixa renda e buscado atender à meta de redução do déficit habitacional no país. A construção das casas em Pedro II representa, para muitos moradores, o início de uma nova etapa de vida, com mais segurança, infraestrutura e dignidade.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.