Portal O Dia

Minha Casa, Minha Vida: construção de 150 casas é iniciada em município do Piauí

A cidade de Floriano, no Sul do Piauí, deu início à construção de 150 unidades habitacionais do programa "Minha Casa, Minha Vida". As moradias fazem parte do Residencial Belo Jardim II, um dos 50 empreendimentos que começaram a ser erguidos em diversas regiões do Brasil desde o dia 14 de julho. Ao todo, mais de 3 mil novas casas estão sendo construídas para beneficiar famílias de baixa renda em todo o país.

Assis Fernandes / O DIA
Minha Casa, Minha Vida: construção de 150 casas é iniciada em município do Piauí

O empreendimento em Floriano está voltado à população de baixa renda residente em áreas urbanas. A expectativa é que o Residencial Belo Jardim II contribua não apenas para reduzir o déficit habitacional no município, mas também para fomentar a economia local, por meio da geração de empregos diretos e indiretos com as obras.

O avanço faz parte de uma nova etapa do Minha Casa, Minha Vida, que em julho teve obras iniciadas em 16 empreendimentos na modalidade Urbano (FAR), cinco no Entidades (FDS) e 29 na modalidade Rural. A retomada dos projetos visa acelerar a entrega de moradias e garantir o acesso à casa própria a milhares de brasileiros.

Clique aqui e se inscreva no Minha Casa, Minha Vida em Floriano

Além do Piauí, outros estados do Nordeste também iniciaram construções significativas. Destaque para Alagoas, que iniciou quatro empreendimentos, totalizando 500 moradias; a Paraíba, com dois projetos em Cuité e dois em Sousa, somando quase 300 casas; e as capitais Fortaleza (CE) e Natal (RN), onde foram iniciadas obras de 200 unidades habitacionais em cada cidade.

No restante do país, estados como São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul também tiveram empreendimentos do Minha Casa, Minha Vida iniciados neste mês. Ao todo, as construções em andamento representam o reforço da política habitacional como ferramenta de inclusão social e melhoria da qualidade de vida das famílias brasileiras.

O Ministério das Cidades reforça que o foco do programa permanece em atender a população em situação de vulnerabilidade, e que os investimentos em moradia são prioridade na política habitacional do governo federal. As obras em Floriano devem ser concluídas nos próximos meses, com previsão de entrega das chaves ainda em 2026.

Quem pode participar?

O edital do Minha Casa, Minha na cidade de Floriano prevê alguns critérios. Terão prioridade:

A Prefeitura também vai levar em consideração o tempo de residência e de domicílio eleitoral em Floriano: quem quiser participar do Minha Casa, Minha Vida, deve residir há pelo menos cinco anos na cidade. 

Conforme o edital, parte das unidades habitacionais será reservada para grupos específicos: 50% para famílias atendidas pelo Bolsa Família, BPC ou com membros com microcefalia; 10% para idosos e/ou pessoas com deficiência; 5% para mulheres vítimas de violência doméstica e/ou familiar. A classificação dos candidatos será feita com base na pontuação dos critérios estabelecidos pelo Ministério das Cidades pelas diretrizes do Conselho Municipal de Habitação e Interesse Social.

O que fazer depois da inscrição?

Depois do período de inscrição, será divulgada a lista preliminar com os nomes dos candidatos habilitados, que ficará disponível para consulta pública durante dez dias. Durante este tempo, poderão ser interpostos recursos e feitas denúncias junto à Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, localizada na Praça da Bandeira, s/n, Centro, das 7h30 às 13h.

Confira o edital do Minha Casa, Minha Vida em Floriano


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.