A Justiça Eleitoral da 9ª Zona, em Floriano, decidiu extinguir a ação movida pelo Partido dos Trabalhadores (PT) contra a chapa de vereadores do Progressistas (PP). O processo questionava o uso de uma suposta “candidata laranja” para o cumprimento da cota de gênero nas eleições de 2024. A deliberação foi confirmada na última sexta-feira (15).
Na ação, o PT alegava que a candidata Chica Feitoza não teria realizado campanha efetiva, mesmo tendo recebido recursos do fundo eleitoral. Contudo, a juíza responsável entendeu que o partido não possuía legitimidade para propor o pedido, determinando o encerramento do processo sem julgamento do mérito.
LEIA TAMBÉM
Com essa decisão, restam poucas ações eleitorais em tramitação em Floriano, a maioria relacionada às disputas majoritárias. No caso específico do Progressistas, apenas um processo continua ativo. A audiência está marcada para o dia 28 de agosto, quando serão ouvidas testemunhas e analisadas provas apresentadas pela defesa, que sustenta a filiação de longa data de Chica Feitoza ao partido e sua atuação efetiva na eleição, sendo esta a sua segunda candidatura a vereadora.
Se prevalecerem as decisões favoráveis ao Progressistas, os quatro vereadores eleitos pela legenda devem permanecer na Câmara Municipal de Floriano até o fim do mandato.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.