Portal O Dia

Homem é preso durante furto em subestação; crime poderia causar apagão em municípios do PI

Um homem de 46 anos foi preso por volta das 12h20 desta segunda-feira (16) suspeito de praticar furtos contra uma subestação de energia elétrica em Floriano, no Sul do Piauí. A captura ocorreu após policiais localizarem o investigado saindo novamente da área da unidade, onde teria tentado retirar fios e equipamentos.

Divulgação/SSP-PI
Homem é preso durante furto em subestação; crime poderia causar apagão em municípios do PI

De acordo com a investigação, havia contra ele um mandado de prisão preventiva expedido pela Central Regional de Inquéritos do município, além do flagrante registrado no momento da abordagem.

Segundo a Polícia Civil, o suspeito já era investigado por uma sequência de invasões à estrutura elétrica. Ele teria participado de ações nos dias 18 e 19 de janeiro e, posteriormente, furtado cerca de 30 quilos de cabos de cobre de aterramento em 26 de janeiro de 2026.

Nesse último caso, a ação criminosa provocou o arrombamento da sala de baterias e o desligamento de disjuntores de alta tensão. O dano à infraestrutura colocou em risco o fornecimento de energia para toda a microrregião de Floriano, além das cidades de Nazaré e do Vale do Gurgueia, com possibilidade concreta de interrupção total do serviço.

No momento da prisão, policiais constataram nova tentativa de furto. Conforme a investigação, o homem possui histórico criminal com 16 boletins de ocorrência e nove inquéritos por crimes contra o patrimônio.

A Justiça considerou o risco à ordem pública e à prestação de serviço essencial para decretar a prisão preventiva. O suspeito foi encaminhado à delegacia e permanece à disposição do Judiciário.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.