Portal O Dia

Delegado morre e policiais ficam feridos em operação no Maranhão

Atualizada às 11h50

Na manhã desta quinta-feira (10), o delegado Márcio Mendes Silveira, da Polícia Civil do Maranhão, foi morto a tiros durante uma operação policial no município de São João do Sóter, localizado a cerca de 70 km de Teresina, no interior do estado. Dois outros policiais civis que participavam da ação também foram atingidos por disparos.

Reprodução / Redes Sociais
Delegado é morto durante operação no Maranhão

A equipe policial, que pertence à Delegacia Regional de Caxias, se dirigiu à cidade para cumprir um mandado judicial contra um suspeito identificado como Leandro da Silva Sousa. De acordo com as primeiras informações, ao chegarem ao local, os agentes foram surpreendidos por tiros, o que desencadeou um confronto armado.

Durante o tiroteio, o delegado Márcio Mendes foi baleado e morreu ainda no local. Os outros dois policiais feridos foram socorridos, mas até o momento não há informações oficiais sobre o estado de saúde deles. As investigações apontam que a arma que matou o delegado é do tipo cartucheira. Márcio veio à óbito no próprio local; o corpo foi encaminhado ao IML de Timon. Os outros dois policiais foram socorridos e levados para Teresina.

“O delegado Márcio Silveira infelizmente tombou cumprindo a sua missão de policial que ele tanto amava. Ele foi cumprir um mandado de prisão em desfavor do homem acusado de roubo e tentativa de homicídio, com requintes de violência e grave ameaça. O delegado investigou, representou pela prisão preventiva e ele montou uma equipe para fazer o cumprimento”, informou Jair Paiva, delegado regional de Caxias.

Leandro da Silva Sousa é apontado como o principal suspeito pelos disparos que mataram o delegado. Equipes das polícias Civil e Militar estão mobilizadas na região em busca do suspeito, que continua foragido. As circunstâncias exatas do confronto ainda estão sendo apuradas, e não há informações sobre prisões até o momento.

O delegado regional de Caxias comentou que a morte abalou a corporação. “Um fato lamentável. A Polícia tem essa missão de combater o crime. Lógico que não queremos que nenhum de nós venham a tombar. Estamos desenvolvendo todas as ações para que a gente possa fazer cumprir a justiça”, afirmou.

A Associação dos Delegados de Polícia do Maranhão (Adepol-MA) e a Secretaria de Segurança Pública (SSP-MA) emitiram nota em que lamenta o ocorrido.

Confira a nota da Adepol-MA

É com profunda consternação e revolta que a Associação dos Delegados de Polícia do Maranhão (Adepol-MA) recebe a notícia do assassinato covarde do delegado Márcio Mendes, ocorrido nesta quarta-feira (10), durante o cumprimento de um mandado de prisão na zona rural de Caxias. O delegado foi alvejado por um criminoso enquanto exercia sua função com bravura e compromisso com a Justiça. Dois investigadores que o acompanhavam também foram feridos, mas passam bem.

A Adepol-MA manifesta solidariedade aos familiares, amigos e colegas de trabalho do delegado Márcio Mendes. Não podemos permitir que esse tipo de crime bárbaro aconteça e atinja quem dedica a vida à segurança da população.

Reafirmamos que vamos cobrar rigor absoluto nas investigações e acompanhar de perto todas as providências. A resposta a esse crime precisa ser rápida, firme e exemplar.

ADEPOL-MA

Veja a nota da SSP-MA:

A Secretaria de Estado da Segurança Pública manifesta o mais profundo pesar e repudia o ataque covarde e brutal contra equipe da Polícia Civil de Caxias, ocorrido na manhã desta quinta-feira (10), que resultou na morte delegado titular do 4º Distrito Policial de Caxias e feriu dois investigadores da Polícia Civil do município. Informa que todas as forças de segurança estão mobilizadas na região, realizando buscas para localizar e prender o suspeito, com o objetivo de, o mais rápido possível, dar uma resposta ao crime inaceitável.

Foram enviados reforços de São Luís, incluindo equipes da Polícia Civil, Inteligência, Centro Tático Aéreo e das forças especializadas da Polícia Militar (GOE e FT) para o povoado Boa Vista, na zona rural de Caxias, na divisa com o município de Timon.

A SSP lamenta o ocorrido, se solidariza com a família e toda polícia civil e informa que o crime não ficará impune. O fato ocorreu no momento em que a equipe cumpria mandado de prisão contra o suspeito por roubo.

Em 2024, policial do Piauí morreu durante operação do Draco no MA

O policial Marcelo Soares, do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), foi assassinado na manhã do dia 3 de setembro de 2024, durante uma operação deflagrada pela Delegacia Especializada em Combate à Corrupção (Deccor) para combater fraudes no Detran do Piauí. O crime aconteceu no município de Santa Luzia do Paruá, no Maranhão.

Reprodução/ Redes Sociais
Policial do Draco foi assassinado durante operação no interior do Maranhão

Segundo o Draco, o policial foi assassinado no momento em que a equipe cumpria mandado de prisão contra um homem identificado como Bruno Manoel Gomes Arcanjo. Ao chegarem à residência, o suspeito teria recebido a equipe a tiros. Um dos disparos atingiu o agente na região do tórax. A Operação Turismo Criminoso tinha como objetivo cumprir cinco mandados de prisão temporária contra investigados em um esquema de fraude no Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) do Piauí.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.