Portal O Dia

Delegado é detido por embriaguez após se envolver em acidente com ambulância na BR-343

O delegado Williams Pinheiro, titular da 1ª Delegacia Seccional de Parnaíba, foi detido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na noite desta segunda-feira (30) na BR-343, próximo a Buriti dos Lopes, no Norte do estado. De acordo com a PRF, a detenção ocorreu após o veículo que ele dirigia se envolver em uma colisão frontal com uma ambulância. O delegado e o condutor da ambulância saíram ilesos.

Reprodução / Redes Sociais
Delegado é detido por embriaguez após se envolver em acidente com ambulância na BR-343

Segundo informações da PRF, o acidente envolveu um veículo não identificado no momento inicial (posteriormente identificado como uma Toyota Hilux SW4) e uma Renault/Master, a ambulância. Uma passageira da ambulância, ainda não identificada, sofreu lesões leves e foi removida ao Hospital de Buriti dos Lopes por terceiros.

A dinâmica da colisão foi frontal, e as causas presumíveis incluem a invasão da faixa contrária pela Hilux SW4 conduzida pelo delegado e a possível ingestão de álcool pelo condutor deste veículo. Ao ser abordado, Williams Pinheiro apresentava sinais visíveis de embriaguez, como hálito etílico forte, desequilíbrio e olhos avermelhados. Ele recusou-se a realizar o teste do etilômetro, o que, conforme a legislação, caracteriza o crime de embriaguez ao volante. O teste de alcoolemia no condutor da Renault/Master teve resultado negativo (0.00).

Durante a verificação da Toyota Hilux SW4, os policiais constataram que a placa ostentada não retornava resultado nos sistemas. Segundo a PRF, o delegado não apresentou uma justifica plausível sobre a adulteração do veículo. Diante dos fatos, o delegado foi qualificado como autor dos crimes de conduzir veículo com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool e adulteração de sinal identificador de veículo automotor. A ocorrência foi encaminhada à Central de Flagrantes de Parnaíba para as providências cabíveis.

A  ambulância era uma UTI móvel do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) e estava realizando o transporte de um paciente para Teresina. O HEDA informou ao Portal O Dia que, apesar da gravidade do impacto, o motorista, a equipe multiprofissional, o paciente e seu acompanhante não sofreram ferimentos. O paciente foi prontamente reconduzido ao HEDA, onde recebeu toda a assistência necessária.

Delegado foi destituído do cargo de titular da Seccional de Parnaíba

O Portal O Dia entrou em contato também com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-PI) para questionar quais medidas internas serão adotadas quanto ao delegado. Por meio de nota, o órgão informou que o caso será investigado pela Corregedoria da Polícia Civil do Piauí. Williams Pinheiro foi destituído do cargo de Titular da Seccional de Parnaíba.

Nota

A Polícia Civil do Piauí informa que instaurou procedimento para apurar acidente de trânsito ocorrido na noite de 30 de junho, no litoral do estado. A ocorrência envolveu delegado da instituição que foi conduzido à Central de Flagrantes pela Polícia Rodoviária Federal, momento em que foi lavrado o procedimento cabível. Eventuais responsabilidades administrativas serão apuradas pela Corregedoria. A Delegacia-Geral informa ainda que o referido delegado foi destituído da função seccional, que passa a ser exercida pelo delegado Abimael Silva.

Crimes e Penalidades:

Conduzir veículo com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool (Embriaguez ao Volante - Art. 306 do CTB): Pena de detenção de seis meses a três anos, multa e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor. A recusa ao teste do etilômetro também caracteriza o crime.

Adulteração de sinal identificador de veículo automotor (Art. 311 do Código Penal): Pena de reclusão de três a seis anos e multa.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.