O Piauí tem feito importantes investimentos nas áreas da educação, ciência, tecnologia e inovação, incluindo a autorização do curso de Medicina da Universidade Federal do Piauí (UFPI), campus Amilcar Ferreira Sobral, em Floriano. O anúncio foi feito nesta terça-feira (04), durante a visita do ministro da Educação, Camilo Santana, e da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos.
A reitora da UFPI, Nadir Nogueira, explicou a quantidade de vagas que serão ofertadas, bem como o processo de contratação de professores e técnicos. “Nós estaremos assinando um protocolo onde o MEC autoriza a abertura do curso de medicina para o campus Amílcar Ferreira Sobral, em Floriano, ofertando 30 vagas para os nossos jovens terem outras oportunidades, não precisarem se deslocar para outras capitais. É uma autorização. E, no segundo momento, nós iremos tratar sobre os códigos de vagas para a contratação de professores e técnicos. Mas já é um passo extremamente importante e nós ampliamos a possibilidade de vagas, 30 vagas que nós iremos ofertar", disse.
Impa Tech é instalada no Piauí
Na oportunidade, também foi anunciada a assinatura de protocolo de intenção para instalação do Impa Tech Nordeste, cuja sede será no Instituto Antonino Freire, bairro Matinha, zona Norte de Teresina. Os ministros, ao lado do governador Rafael Fonteles, visitaram as obras do prédio. O programa, financiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo Ministério da Educação (MEC), terá como foco a formação de estudantes para o mercado de tecnologia, consolidando o Piauí como referência na área.
“O Impa Tech é uma grande instituição, responsável pelas Olimpíadas Brasileira de Matemática das escolas públicas e privadas, criadas pelo presidente Lula há mais de 20 anos, e a ideia é aproveitar os talentos que temos dos jovens estudantes do Brasil para se aperfeiçoarem nas áreas de engenharia, matemática, ciência, robótica e inteligência artificial. Teremos o primeiro Impa Tech fora do Sudeste, aqui no Piauí. Vamos começar já no próximo semestre, com 50 jovens, que serão selecionados ainda este ano”, destacou o ministro.
Somente no primeiro ano, o MEC irá investir mais de R$ 17,9 milhões, chegando ao total de R$ 43 milhões com as quatro turmas em funcionamento. O governo do Estado irá investir na estrutura física do espaço, com equipamentos e alojamentos.
O Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, enfatizou da importância desses investimentos, especialmente para a juventude, como uma forma de enfrentar a desigualdade social.
“No Nordeste, temos muitos matemáticos, com destaques notáveis do Brasil, inclusive com mulheres, com a inclusão feminina nas ciências. No Impa Tech, teremos uma formação múltipla, com o estudante entendendo de matemática, mas, paralelamente, entenderá de tecnologia e de negócios, pois ele poderá aplicar isso que aprender em uma startup”, comentou.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.