Um bebê de apenas um ano foi salvo por um policial militar após ter se engasgado. A situação aconteceu na manhã deste domingo (21), no município de União. O soldado Douglas dos Santos, lotado no 26º Batalhão da cidade, se deslocava até o Hospital Municipal quando foi abordado pela avó da criança, que solicitou ajuda imediata diante da situação de engasgo.
Demonstrando preparo técnico e agilidade, o militar realizou prontamente os procedimentos de primeiros socorros, aplicando a Manobra de Heimlich, o que possibilitou a desobstrução das vias aéreas da criança e a estabilização do quadro.
De acordo com o soldado, a atuação foi resultado direto da capacitação recebida ao longo de sua formação profissional.
“Fui buscar um atendimento no Hospital Municipal de União quando a avó da criança chegou com o bebê engasgado. Realizei os primeiros socorros com base no que aprendi durante o curso. A situação reforça a importância de os profissionais de segurança pública estarem sempre atualizados em primeiros socorros e preparados para agir em qualquer circunstância”, destacou o policial.
O militar também ressaltou a relevância do treinamento institucional oferecido aos integrantes da corporação, agradecendo à Polícia Militar e ao Corpo de Bombeiros pelas instruções recebidas durante o processo de formação.
Sexto salvamento por engasgo em 2025
Somente em 2025, este é o sexto registro de intervenção bem-sucedida de policiais militares em ocorrências de engasgo envolvendo crianças, reforçando a importância do investimento contínuo em capacitação, preparo técnico e atualização permanente dos profissionais de segurança pública.
O mais recente ocorreu no dia 15 de dezembro, quando uma policial militar do 22º Batalhão da Polícia Militar do Estado do Piauí salvou a vida de um bebê de apenas dois meses, no bairro Dagmar Mazza, zona Sul de Teresina. A criança estava engasgada com leite materno e foi socorrida após a equipe encerrar uma operação bem-sucedida que resultou na prisão de dois traficantes e na apreensão de drogas.
Já no dia 28 de novembro, um policial militar do 13º Batalhão realizou o salvamento de um bebê engasgado, no bairro Francisca Trindade, zona Norte de Teresina. O resgate aconteceu quando um casal desesperado interceptou uma viatura da PM pedindo socorro, momento em que os militares agiram imediatamente, salvando a vida da criança.
Um bebê de apenas 3 meses que estava engasgado foi salvo por uma policial militar na madrugada do dia 14 de novembro, em Teresina. A ação rápida e precisa da soldado Josyara Dourado, do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTRAN), ocorreu por volta das 2h50, durante a fiscalização de trânsito na avenida Maranhão.
No dia 1º do agosto, uma ação rápida da Polícia Militar do Piauí salvou a vida de um recém-nascido de apenas sete dias que estava engasgado e com dificuldades para respirar, no município de Cocal. A guarnição da 1ª Companhia do 31º BPM foi acionada e realizou os primeiros socorros ainda no local da ocorrência. A equipe era formada pelos soldados Dantas, Almeida e Juliane Marinho. Esta última, mesmo de folga, participou da ação. Foi ela quem executou a manobra de Heimlich no bebê, conseguindo desobstruir as vias aéreas e reverter a situação de emergência.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.