Portal O Dia

Teresina e 170 cidades do Piauí estão em alerta para chuvas até sexta (19); veja previsão

Com o fim do B-R-O Bró e início do período chuvoso, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) puvliou um alerta de chuvas intensas que abrange 171 municípios do Piauí. O aviso, válido a partir desta quinta-feira (18) até as 10h da sexta-feira (19), atinge as regiões Centro-Norte, Norte, Sudeste e Sudoeste do Estado.

O DIA
Teresina e 170 cidades do Piauí estão em alerta para chuvas até sexta (19); veja previsão

De acordo com o Inmet, o alerta de chuvas intensas é classificado com grau de severidade de perigo potencial. A previsão indica acumulados entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, além de ventos que podem variar entre 40 e 60 km/h. Apesar do baixo risco, o órgão aponta possibilidade de ocorrências pontuais, como quedas de galhos, alagamentos e interrupções no fornecimento de energia elétrica.

A Defesa Civil recomenda que, em caso de ventos fortes, a população evite se abrigar debaixo de árvores, não estacione veículos próximos a torres de transmissão ou placas metálicas e mantenha aparelhos eletrônicos fora da tomada. Em caso de emergência, o ideal é acionar o Corpo de Bombeiros (193) ou a Defesa Civil local.

Segundo a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh), a tendência para a produção de instabilidades (precipitação) no Piauí, entre os dias 18 e 24 de dezembro, será motivada pela combinada de vários sistemas, tais como, a umidade proveniente da Amazônia e sistemas locais.

O intervalo de 18 a 24 de dezembro caracteriza-se, no conjunto do estado, por um regime de precipitação cada vez menos heterogêneo, com chuvas melhores distribuídas espacialmente. Alcançando todos os setores do estado, anteriormente sem evidencias de chuvas.

Municípios em alerta para chuvas intensas


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.