Portal O Dia

Refrigerante zero na dieta atrapalha ou não a perda de peso?

O refrigerante é presença constante na alimentação de muitas pessoas, mas quem busca emagrecer costuma se questionar: o refrigerante zero atrapalha a dieta ou é permitido? A nutricionista Luciana Mara esclareceu as diferenças entre o tradicional, o diet e o zero, além de dar dicas de substituições mais saudáveis.

Freepik
Refrigerante zero na dieta atrapalha ou não a perda de peso?

Diferença entre refrigerante tradicional, zero e diet

Segundo a nutricionista, o refrigerante tradicional é o mais prejudicial para quem quer perder peso. Isso porque cada lata contém, em média, 35 gramas de açúcar, o que eleva o consumo calórico e dificulta o processo de emagrecimento.

O refrigerante zero e o diet, por outro lado, não possuem açúcar em sua composição, sendo adoçados com adoçantes e edulcorantes. “Nutricionalmente, nenhum refrigerante é saudável, porém, em um processo de emagrecimento, é possível fazer a troca do tradicional pelo zero”, explica.

Luciana Mara destaca que, para quem tem diabetes ou está tentando equilibrar a ingestão calórica, a melhor opção é o zero açúcar, já que ele causa menos impacto na glicemia e ajuda a manter o controle calórico.

Atenção também ao sódio

Outro ponto importante é a quantidade de sódio presente no refrigerante. Embora ele contribua para o aumento do sal ingerido diariamente, Luciana alerta que não é o único vilão. “Nossos alimentos naturalmente têm sódio, como o ovo, então, não podemos colocar a culpa apenas no refrigerante”, comenta.

Ainda assim, o consumo frequente de bebidas industrializadas, mesmo as versões zero, pode contribuir para retenção de líquido e aumento da pressão arterial em pessoas sensíveis ao sal.

Substituições mais saudáveis

A nutricionista reforça que o ideal é evitar o consumo de refrigerantes, independentemente da versão. Mas, para quem não consegue abrir mão, é possível fazer substituições criativas e saborosas.

Entre as alternativas indicadas estão:

“As águas saborizadas são uma excelente alternativa, especialmente para quem tem dificuldade em beber água. Além de saudáveis, são refrescantes e naturais”, comenta Luciana Mara.

“A principal dica é o equilíbrio. O refrigerante zero pode ser uma alternativa pontual, mas a melhor escolha para a saúde e para o emagrecimento ainda é a água”, reforça Luciana Mara.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.