Portal O Dia

Reforma Tributária: Lula sanciona a regulamentação nesta quinta-feira (16); confira o que muda

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve sancionar, nesta quinta-feira (16), o projeto de lei que regulamenta a Reforma Tributária. O projeto foi aprovado pelo Congresso Nacional no final de 2023 e traz um conjunto de medidas que impactam diretamente a cobrança de impostos sobre o consumo. A reforma entra em vigor em 2026, mas nos primeiros anos haverá um período de transição, até 2030.

Ricardo Stuckert/PR
Reforma Tributária: Lula sanciona a regulamentação nesta quinta-feira (16); confira o que muda

A Reforma Tributária tem como objetivo simplificar o sistema fiscal e aumentar a transparência, substituindo os atuais cinco tributos — ICMS, ISS, IPI, PIS e Cofins — por dois novos impostos. O Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) unifica os impostos estaduais e municipais, enquanto a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) engloba os tributos federais. A regulamentação da reforma detalha as regras para a aplicação desses impostos, definindo como serão cobrados e os limites para as alíquotas.

Além disso, a reforma inclui um novo tributo, o Imposto Seletivo (IS), destinado a desestimular o consumo de produtos e serviços prejudiciais à saúde ou ao meio ambiente. Esse imposto terá uma alíquota maior do que a normal, atingindo bens considerados “do pecado”, como bebidas alcoólicas e produtos que causam danos ao ambiente.

Mas, afinal, o que muda com a Reforma Tributária?

principal objetivo da Reforma Tributária é simplificar a cobrança de impostos municipais, estaduais e federais. Cinco tributos serão substituídos por dois Impostos Sobre Valor Agregado (IVA), um gerido pela União e o outro com gestão de estados e municípios. Quais são esses impostos?

A carga tributária total não vai aumentar. A alíquota padrão de impostos que incidirá sobre bens e serviços ainda não foi definida. Mas existem as seguintes previsões: uma alíquota única reduzida em 60% e uma alíquota zero para itens como medicamentos, Prouni e produtor rural pessoa física.

Confira abaixo alguns dos principais pontos da Reforma Tributária:


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.