Portal O Dia

“Rage Bait”: saiba o que significa o termo escolhido como palavra do ano

A Oxford anuncio, na última segunda-feira (01), que a expressão “rage bait” foi eleita como a Palavra do Ano de 2025. A escolha reflete o que muitos definem como o espírito do atual tempo digital, marcado pelo uso sistemático de conteúdos provocativos para gerar indignação, reações viscerais e alto engajamento nas redes sociais e na internet.

De acordo com a definição do Dicionário Oxford, “rage bait” se refere ao conteúdo online que é deliberadamente publicado com o objetivo de provocar raiva ou indignação por ser frustrante, provocativo ou ofensivo, tipicamente postado para aumentar o tráfego em uma página ou o engajamento nas redes sociais.

Reprodução/X
“Rage Bait”: saiba o que significa o termo escolhido como palavra do ano

A escolha do termo, que popularizou-se no último ano, evidencia a consciência crescente sobre como a nossa exposição diária a posts sensacionalistas, manchetes inflamatórias e provocações virtuais altera a forma como nos relacionamos com a informação, com nossas próprias emoções e com o debate público. O uso popular da expressão disparou consideravelmente nos últimos 12 meses (segundo dados da Oxford, triplicou).

O presidente da divisão de línguas da Oxford, Casper Grathwohl, destacou que essa proliferação mostra que usuários da internet estão cada vez mais cientes das táticas de manipulação às quais podem ser submetidos online. Para Casper, a mudança revela que as plataformas deixaram de focar apenas em atrair curiosidade por cliques para priorizar o sequestro das emoções dos usuários.

A escolha de “rage bait” superou, em votação pública e análise lexicográfica, outras expressões da lista de finalistas deste ano, como “aura farming” (que designa a construção de uma persona pública carismática) e “biohack”(refere-se a práticas de aprimoramento físico e mental).

A adoção do termo como Palavra do Ano, depois de termos recentes como “brain rot” (palavra escolhida em 2024 que descrevia a fadiga mental causada pela sobrecarga de conteúdo online), revela um ciclo de produções digitais que exploram o gatilho da raiva para manter a atenção, alimentar disputas e até mesmo polarizar opiniões.

Especialista em comunicação da Oxford afirmam que o reconhecimento oficial de “rage bait” reforça a urgência de refletir sobre os mecanismos de consumo e compartilhamento de conteúdo nas redes sociais. A tática de provocar indignação deliberada, muitas vezes sem substância, serve como combustível para algoritmos que recompensam a polarização e o conflito.

Para o público geral, a ascensão de “rage bait” (tanto o termo, quanto a prática) sinaliza a necessidade de mais atenção ao que consumimos e compartilhamos online. Manchetes e posts que apelam à emoção imediata, com escândalos, exageros ou provocações, talvez não sejam apenas cliques frágeis, mas peças de uma estratégia de manipulação de reações.

A escolha de “rage bait” como Palavra de Ano de 2025 representa um espelho da cultural digital contemporânea, marcada pela valorização da raiva, pela disputa por visibilidade e popularidade e pela crescente conscientização de uma internet moldada por emoções fortes em vez de informação.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.