Portal O Dia

Polícia Militar do Piauí inicia fase de testes para uso de câmeras corporais; entenda

A adoção de câmeras corporais pela Polícia Militar do Piauí (PMPI) começou a ser testada em unidades operacionais em Teresina e Parnaíba. A medida integra dois projetos distintos e marca o início de uma nova etapa no monitoramento das ações policiais, com foco na transparência e da proteção tanto da atuação policial quanto do cidadão.

Divulgação/SSP-PI
Polícia Militar do Piauí inicia fase de testes para uso de câmeras corporais; entenda

Na primeira fase, 100 câmeras corporais foram adquiridas pela Secretaria de Segurança Pública do Estado. Do total, 80 foram direcionadas à PMPI, 40 para o Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE) e outras 40 para o Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTRAN). A instalação dos equipamentos já foi concluída, e a previsão é que o uso operacional tenha início ainda em julho.

De acordo com o coronel Jacks Galvão, comandante do Departamento Geral de Operações (DGO), a iniciativa também prevê o uso de dois veículos com sistemas de captação de imagens e leitura de placas, que serão empregados nos mesmos batalhões. “A empresa fez a instalação das docas, já foram definidos a distribuição e no mês de julho, essas câmeras corporais já estarão em uso. Além disso, dois veículos também serão equipados com sistemas de captação de imagem e leitura de placas, operando nesses dois batalhões”, explicou o coronel.

O segundo projeto é fruto de um convênio entre o Governo do Piauí e o Governo Federal, que contemplará o estado com 600 câmeras corporais. O Piauí foi um dos primeiros estados a aderir à iniciativa nacional. O recurso já foi disponibilizado e está em fase de licitação. sos federais, o convênio entre o Governo do Piauí e o Governo Federal garantirá a entrega de 600 câmeras corporais à PMPI. A previsão é que os novos equipamentos sejam incorporados à rotina operacional no segundo semestre de 2025.

Divulgação/SSP-PI
Polícia Militar do Piauí inicia fase de testes para uso de câmeras corporais; entenda

De acordo com comando da corporação, o Piauí foi um dos primeiros estados a elaborar e apresentar o projeto técnico, o que garantiu prioridade na execução da iniciativa federal. As câmeras corporais devem ser destinadas às unidades de policiamento ostensivo das cidades de Teresina e Parnaíba.

“O Piauí foi um dos primeiros estados, talvez o primeiro, que fez o projeto, entregou e foi contemplado. Esse segundo projeto está em fase de licitação, com recurso federal já disponibilizado à SSP e prevê o uso de câmeras em unidades operacionais de Teresina e Parnaíba. Pela nossa experiência, é um número suficiente para atender todas as guarnições que atuam 24 horas nessas duas regiões”, detalha o oficial.

A iniciativa, de acordo com o comando da corporação, está alinhada ao compromisso com a legalidade, a transparência e o respeito ao cidadão. “Hoje nós temos como uma das principais metas do comando do coronel Scheiwann Lopes a transparência. Quando coloco a câmera no policial, estou mostrando que esse serviço é feito dentro da legalidade, obedecendo às leis”, reforça o coronel Jacks.

Ele destaca ainda o papel das câmeras na proteção dos próprios militares: “Essas câmeras servem também muito para absolver certas ações de policiais que têm sua conduta colocada em dúvida. Esses instrumentos mostram que a ação do policial foi dentro do estado de direito, dentro do cumprimento do serviço, e também asseguram e resguardam as ações do Policial Militar do Piauí”, finaliza.

Com informações da SSP-PI*


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.