O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), afirmou que caberá aos partidos da base aliada a decisão final sobre o lançamento de chapas proporcionais para as eleições de 2026. Segundo ele, embora exista uma orientação política do governo para a concentração das candidaturas, a definição ocorrerá apenas durante as convenções partidárias.
LEIA TAMBÉM
De acordo com apuração do O Dia, a expectativa é que a base aliada faça o lançamento de apenas duas chapas proporcionais: uma organizada pela federação formada por PT, PCdoB e PV, e outra resultante da chamada fusão cruzada entre MDB e PSD, aos moldes do que ocorreu em 2022.
Rafael Fonteles explicou que a recomendação tem como base critérios eleitorais e matemáticos, mas destacou que a palavra final é dos partidos.
“Eu vou falar de política eleitoral no ano que vem. O que a gente tem recomendado para a nossa base aliada, por uma questão até do ponto de vista matemático, é que as nossas candidaturas proporcionais do nosso time se concentrem em poucas chapas, de preferência duas chapas. Mas, obviamente, são os partidos que vão tomar a decisão final nas convenções partidárias em julho do ano que vem”, afirmou.
Questionado sobre possíveis atritos internos em torno da formação das chapas, o governador negou conflitos e disse que a base segue coesa.
“Eu não tive conhecimento de atritos. A base está unida, harmoniosa e, claro, cada partido tem a sua estratégia eleitoral. E o papel dos líderes é exatamente conciliar os interesses para otimizar o resultado, o sucesso eleitoral. E o que vai decidir, no final das contas, é o povo”, declarou.
Rafael Fonteles também comentou sobre o relacionamento político com o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias (PT). Segundo o governador, a convivência é marcada por respeito e aprendizado político.
“Eu aprendi muito bem com o ex-governador Wellington, que fez o convite para eu ingressar na política partidária e eleitoral. Temos que respeitar sempre sua excelência o povo, o povo que decide quem ocupa os cargos políticos”, concluiu.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.