Portal O Dia

Operação Extrema Confiança cumpre mandados contra empresa suspeita de golpe milionário no Piauí e Maranhão

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco/MPPI) e a Polícia Civil do Piauí (PC-PI) deflagraram, nesta quinta-feira (18), a Operação Extrema Confiança, que investiga um esquema de fraude envolvendo a empresa XTREME, especializada em serviços financeiros na Bolsa de Valores. Ao todo, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão, cinco em Teresina e dois em Timon, no Maranhão.

Operação Extrema Confiança cumpre mandados contra empresa suspeita de golpe milionário no Piauí e Maranhão
Divulgação/Gaeco/MPPI

Nas ações, as equipes apreenderam documentos, pendrives e aparelhos celulares em residências de pessoas ligadas à empresa. O nome da operação faz referência à relação de confiança que teria sido explorada entre os investidores e os responsáveis pelo negócio.

Segundo as investigações, a XTREME, representada por Francisco das Chagas Chaves da Silva, conhecido como Chico, prometia rendimentos de até 10% mensais a clientes que aplicavam recursos na Bolsa de Valores do Brasil (B3). No entanto, em 2025, a empresa deixou de repassar os lucros prometidos e o representante desapareceu, deixando prejuízos que chegam a cifras milionárias. A estimativa é de que mais de 300 pessoas tenham sido vítimas do golpe nos estados do Piauí e Maranhão.

A operação contou com o apoio da Polícia Militar do Piauí, por meio da Diretoria de Inteligência, do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e do Batalhão de Choque. Também participaram o Ministério Público do Maranhão, por meio do Gaeco, além das polícias Civil e Militar do estado vizinho.

O material apreendido será analisado pelo Gaeco/MPPI e pela Polícia Civil do Piauí, que seguem na investigação para identificar todos os envolvidos no esquema.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.