Portal O Dia

O Agente Secreto ganha 'Melhor Filme Internacional' no Critics Choice Awards

O filme brasileiro O Agente Secreto venceu o prêmio de Melhor Filme Internacional na 31ª edição do Critics Choice Awards, realizada no domingo (04). A conquista, no entanto, ganhou repercussão devido à forma como o troféu foi entregue, antes do início oficial da cerimônia, no tapete vermelho do evento, realizado nos Estados Unidos.

CienmaScópio/Reprodução/Festival de Cannes
O Agente Secreto ganha 'Melhor Filme Internacional' no Critics Choice Awards; confira lista

Considerado um dos principais termômetros para o Oscar, o Critics Choice Awards reuniu produções de diferentes países e teve o Brasil entre os destaques da noite. Ao todo, o país somou três indicações nesta edição e encerrou a premiação com uma estatueta.

Na categoria de Melhor Filme Internacional, O Agente Secreto superou produções de Irã, França, Luxemburgo, Taiwan, Coreia do Sul, Espanha e Argentina. Entre os concorrentes estavam Foi Apenas um Acidente, A Garota Canhota, A Única Saída, Sirāt e Belén. A vitória representa a primeira do Brasil na história da categoria no Critics Choice Awards.

No ano anterior, o país havia concorrido com Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, que acabou perdendo para Emilia Pérez, do francês Jacques Audiard.

Entrega antecipada do prêmio gera repercussão

Apesar da conquista, a forma como o prêmio foi entregue gerou críticas nas redes sociais. Diferentemente do padrão da premiação, o troféu foi entregue antes da cerimônia principal, no tapete vermelho, ao diretor Kleber Mendonça Filho, sem passagem pelo palco oficial.

A entrega ocorreu de maneira informal, o que surpreendeu o cineasta brasileiro. No momento, a apresentadora anunciou a vitória diretamente ao diretor, destacando que se tratava de uma surpresa preparada pela organização do evento, afirmou. “Eu tenho uma surpresa muito especial para você. Parabéns! O Critics Choice Awards de Melhor Filme Estrangeiro vai para ‘O Agente Secreto’”, disse a apresentadora.

Diante do anúncio inesperado, Kleber Mendonça Filho demonstrou surpresa com a situação.

Além do prêmio de Melhor Filme Internacional, O Agente Secreto também teve destaque em outras categorias. O ator Wagner Moura, protagonista do longa, concorreu ao prêmio de Melhor Ator, mas foi superado por Timothée Chalamet, vencedor pelo filme Marty Supreme.

Nos próximos dias, a produção brasileira segue no circuito internacional de premiações. No domingo, 10 de janeiro, O Agente Secreto disputa o Globo de Ouro nas categorias de Melhor Filme de Drama, Melhor Filme de Língua Não Inglesa e Melhor Ator em Filme de Drama, pela atuação de Wagner Moura.

Caminho para o Oscar

O Agente Secreto também foi escolhido como o representante oficial do Brasil na disputa por uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional do Oscar 2026. A produção é vista como uma das principais apostas do país para buscar uma nova estatueta consecutiva na premiação da Academia.

Ambientado nos anos 1970, o filme acompanha a trajetória de um professor universitário que retorna ao Recife para reencontrar o filho caçula, em meio aos riscos impostos pela ditadura militar. A narrativa se insere em um contexto histórico sensível e dialoga com temas políticos e sociais.

Lista vencedores no Critics Choice Awards

TV

Com informações da Agência Brasil.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.