A FIFA inovou com a Copa do Mundo de Clubes, o novo Mundial para as equipes. São 32 times na disputa, em um formato igual ao das últimas Copas do Mundo de seleções.
Com times de todos os cantos do mundo, o torneio global promete fortes emoções em plataformas como a KTO, que fará a cobertura completa da competição. Saiba quando apostar e quando parar.
Uma das curiosidades da competição, que vai de 14 de junho até 13 de julho, é o número de países que contarão com jogadores na disputa: um total de 80 nações, o que reforça a globalização da Copa do Mundo de Clubes.
Gianni Infantino, presidente da FIFA, destacou a força da América do Sul, continente que terá o maior número de atletas na competição. Serão nove nações da região representadas, já que apenas a Bolívia não conta com nenhum atleta até o momento.
“Nenhuma outra confederação coloca tantos jogadores no Mundial de Clubes quanto a América do Sul. Serão 312 atletas, de nove países diferentes, em equipes de cinco continentes”, destacou Gianni Infantino.
Vale destacar que cada equipe enviou uma pré-lista com 50 nomes; porém, ainda existe a possibilidade de troca com reforços. A lista final será divulgada no dia 10 de junho, com 35 jogadores, mas somente 26 atletas serão relacionados por confronto.
Brasil será o país com mais representantes entre os atletas
Serão 24 equipes contando com, no mínimo, um atleta brasileiro, ou seja, apenas oito equipes não têm jogadores do Brasil. A expectativa é que, dos 1.120 atletas inscritos, o Brasil conte com um número entre 135 e 160 jogadores.
Yan Sasse, brasileiro do Espérance, que encara o Flamengo na estreia, falou sobre a oportunidade de jogar uma competição deste nível e enfrentar clubes do país natal.
“É um sentimento muito especial poder jogar contra uma equipe do Brasil no Mundial de Clubes, onde o povo brasileiro vai estar assistindo. É muito gratificante para mim poder representar a Tunísia”, comentou.
O Brasil contará com quatro equipes na competição: Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras. Além dos atletas que jogam nos times brasileiros, haverá mais 37 jogadores do país espalhados por outros clubes, com destaque para Vinícius Júnior, Éder Militão, Endrick e Rodrygo, no Real Madrid.
Grupos com times brasileiros
No Grupo A, o Palmeiras entra em campo pela primeira vez no dia 15 de junho, às 19h (Brasília), diante do Porto. Os comandados de Abel Ferreira também enfrentarão o Al-Ahly, do Egito, e o Inter Miami, dos Estados Unidos, clube de Lionel Messi.
No Grupo B, o Botafogo também entra em campo pela primeira vez no dia 15 de junho, às 23h, diante do Seattle Sounders, um dos clubes que jogará em casa. Paris Saint-Germain e Atlético de Madrid completam a chave.
O Flamengo está no Grupo D e fará sua estreia no dia 16 de junho, diante do Espérance, da Tunísia, às 22h (de Brasília). O Chelsea também está no grupo e o quarto integrante ainda será decidido, pois o León, do México, foi excluído. Los Angeles FC e América do México disputam a última vaga.
Por fim, no Grupo F, o Fluminense estreia no dia 17 de junho, contra o Borussia Dortmund, às 13h. Mamelodi Sundowns, da África do Sul, e Ulsan HD, da Coreia do Sul, completam a chave.
LEIA TAMBÉM
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.