Portal O Dia

Motorista é multado em Teresina por não usar capacete ao dirigir carro

Um motorista de um carro foi multado em Teresina por não utilizar capacete, em um caso que chamou atenção e gerou repercussão nas redes sociais. A suposta infração cometida rendeu ao proprietário do veículo uma multa no valor de R$ 508.

Divulgação/Strans
Motorista é multado em Teresina por não usar capacete ao dirigir carro

O episódio ocorreu no dia 2 de janeiro deste ano, mas veio à tona recentemente após a repercussão da imagem da multa nas redes sociais. No documento, consta que o motorista foi penalizado por “conduzir motocicleta, motoneta e ciclomotor transportando passageiro sem capacete”. No entanto, o veículo em questão era um automóvel modelo Corolla, o que evidenciou a inconsistência da autuação e causou indignação entre internautas.

Situações semelhantes também foram registradas no mesmo período. Ainda em janeiro, um motociclista foi autuado em Teresina com uma multa de natureza grave, no valor de R$ 604,41, após ser apontado que o condutor transitava sem cinto de segurança. A notificação causou estranheza, já que motocicletas não possuem esse tipo de dispositivo de proteção, reforçando as críticas quanto à ocorrência de multas aplicadas de forma equivocada.

Diante da sequência de autuações consideradas indevidas, motociclistas, mototaxistas e trabalhadores de delivery organizaram um protesto no final do mês passado e bloquearam ruas do Centro da capital. O grupo também se concentrou em frente à sede da Prefeitura de Teresina, reivindicando mais atenção, revisão das multas aplicadas e melhorias nos processos de fiscalização e registro das infrações.

Em nota, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito informou que segue aberta para atendimento ao cidadão para corrigir eventuais erros na aplicação de multas.

A STRANS esclarece que a notificação mencionada nas redes sociais, na qual um condutor de um veículo Corolla foi autuado por estar sem capacete, ocorreu em razão de um erro de digitação no código da autuação, o que alterou sua classificação e gerou a inconsistência observada.

Ressaltamos que, neste ou qualquer outro caso de erro, dúvida ou necessidade de esclarecimento, a Superintendência permanece de portas abertas para atendimento ao cidadão, realizando as devidas correções sem qualquer prejuízo ao condutor.

Reforçamos ainda que a missão da STRANS é a preservação da vida, a segurança no trânsito e a transparência com a população de Teresina.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.