Portal O Dia

Missa da Misericórdia é reconhecida como patrimônio cultural imaterial do Piauí

A tradicional Missa da Misericórdia, celebração católica realizada em Teresina, foi reconhecida nesta semana como patrimônio cultural imaterial do Piauí e passou a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Estado. A lei que oficializa a homenagem foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta sexta-feira (20).

Divulgação / Arquidiocese de Teresina
Missa da Misericórdia completou 15 anos de fé e adoração.

A celebração teve início em 2010, por iniciativa do padre Nilton Pereira, na Igreja da Santíssima Trindade, conhecida como Igreja da Primavera. Após seis anos, a missa foi transferida para a Igreja de São Cristóvão, na zona Leste da capital, e, posteriormente, retornou ao bairro Mocambinho, onde mantém sua tradição religiosa na região.

Com mais de 15 anos de história, a Missa da Misericórdia tornou-se uma referência de fé em Teresina, acompanhada por milhares de fiéis, tanto presencialmente quanto de forma virtual, por meio de transmissões ao vivo nas redes sociais. Essa expansão permitiu que a mensagem de fé e espiritualidade ultrapassasse os limites da capital, alcançando outras regiões do estado e do país.

Com a sanção da nova lei pelo governador Rafael Fonteles, ficou estabelecido que o Poder Executivo, em parceria com os órgãos competentes, deverá adotar medidas para garantir a preservação e a continuidade da celebração religiosa como um bem cultural do povo piauiense.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.