Portal O Dia

Mais de 200 mil famílias no Piauí poderão ser beneficiadas com programas de luz e gás social; saiba como participar

Foram lançados no Piauí, nesta sexta-feira (31), os programas Luz do Povo e Gás do Povo, do Governo Federal. O objetivo é beneficiar famílias vulneráveis, garantindo o acesso aos programas sociais. O lançamento ocorreu na Feira dos Municípios e contou com a presença do governador do Estado, Rafael Fonteles, e do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias.

Segundo o governo federal, o programa Luz do Povo atende 567.318 famílias, enquanto o Gás do Povo beneficia 208 mil famílias. No Piauí, ainda existem cerca de 200 mil famílias elegíveis que podem ser contempladas pelo Luz do Povo. Já no programa Gás do Povo, há cerca de 452.692 famílias serão beneficiadas.

O ministro Wellington Dias, destacou a importância dos dois programas sociais. “Com o Gás do Povo, queremos alcançar, até março de 2026, mais de 15 milhões de beneficiários em todo o Brasil. A população que tiver direito, receberá um vale impresso. Como o preço do gás varia entre regiões, a pessoa tinha que completar. Agora não, ela receberá o botijão de gás. Então, seja qual for o valor do gás, o botijão estará garantido. Através de um aplicativo, do cartão do Bolsa Família ou do cartão de crédito liberado pela Caixa, o usuário poderá ter acesso ao seu benefício”, comentou.

Ricardo Stuckert
Mais de 200 mil famílias no Piauí poderão ser beneficiadas com programas de luz e gás social

A iniciativa começará por Teresina, sendo aplicada gradativamente para os demais municípios. Já o programa Luz do Povo irá garantir gratuidade de energia para quem consome até 80 km/h e, para quem chegar até o consumo de 120 km/h, será oferecido um desconto.

“Com esses dois programas, significa mais dinheiro para a população, que poderá destinar seu orçamento para mais compra de alimentos e outras necessidades”, reforçou Wellington Dias.

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, destacou que a parceria do Estado com o governo federal cada vez mais consolidada, especialmente na implementação de programas sociais, como o Luz do Povo e o Gás do Povo. Rafael destacou ainda que as secretarias estão atuando, juntamente com a concessionária de energia e distribuidoras e revendas de gás de cozinha, para garantir que todas as famílias que tenham direito, passem a usufruir desses dois benefícios muito importantes.

“O Piauí vai garantir rapidamente que essas famílias sejam identificadas e possam receber esses benefícios, chegando a mais de 50 milhões de brasileiros. Queremos que todos esses programas sociais sejam passageiros e que, em breve, todos os possam viver do suor do seu trabalho, mas, enquanto tiver gente precisando, os programas sociais são muito importantes e o nosso papel, enquanto gestores públicos, é garantir de que, quem tenha o direito, receba o benefício”, concluiu.

Quem pode participar dos programas Luz do Povo e Gás do Povo

Podem acessar os programas famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), com renda per capita de até meio salário mínimo (R$ 759), dando prioridade para aquelas que recebem o Bolsa Família (renda per capita de até R$ 218). Durante o evento, as equipes municipais serão orientadas a realizar buscas para localizar famílias que têm direito ao benefício.

O lançamento é realizado em parceria com a Equatorial Energia, o Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) e o Ministério de Minas e Energia (MME), fortalecendo a articulação entre governo federal, estadual e empresas para ampliar o alcance social dos programas.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.