Portal O Dia

Jovem morre após picada de aranha-violinista; veja os riscos

No último sábado (17), morreu um jovem de 23 anos, vítima de uma picada de aranha-violinista. O caso aconteceu no dia 13 de julho na cidade de Collepasso, na província italiana de Lecce, enquanto o jovem trabalhava no campo.

Flickr/Philipe de Liz Pereira
Jovem morre após picada de aranha-violinista; veja os riscos

De acordo informações divulgadas pela agência de notícias italiana (ANSA), o jardineiro, Giuseppe Russo, foi picado por uma aranha-violinista enquanto trabalhava em um campo agrícola no dia 13 de julho.

Ele estava internado desde então com dor intensa no local da picada, seguida pelo desenvolvimento de uma lesão necrosante, infecção secundária e, por fim, choque séptico e falência múltipla de órgãos, levando ao óbito do jovem no sábado (17).

Características da aranha-violinista

A aranha violinista, cientificamente conhecida como Loxosceles, é uma espécie que inspira cautela devido à sua potente neurotoxina. Apesar do nome popular, nem todas as aranhas violinistas possuem uma marca em formato de violino no cefalotórax, sendo essa característica variável entre as diferentes espécies.

A picada da aranha violinista pode causar uma lesão tecidual necrosante, conhecida como loxoscelismo. Os sintomas podem variar de pessoa para pessoa. Em casos mais graves, podem ocorrer febre, náuseas, vômitos e até falência de órgãos. Geralmente pequenas, com tamanho variando entre 8 e 10 mm. A coloração pode variar entre marrom claro e escuro, e algumas espécies possuem tons acinzentados.

A picada da aranha-violinista pode causar uma ferida necrosante, que destrói os tecidos da pele. Além disso, o veneno da aranha pode causar reações alérgicas graves e afetar outros órgãos. O médico irá avaliar a gravidade da picada e indicar o tratamento mais adequado. Ele pode solicitar exames de sangue e imagem para avaliar a extensão da lesão e verificar se há danos em outros órgãos.

Aranha-violinista no Brasil

Embora o nome "violinista" seja mais comum em outros países, no Brasil, esses aracnídeos são frequentemente chamados de aranhas-marrom. No Brasil, existem diversas espécies do gênero Loxosceles, ao qual a aranha-violinista pertence. Cada espécie pode apresentar características ligeiramente diferentes, o que contribui para a variedade de nomes populares. Essas aranhas são bastante adaptáveis e podem ser encontradas em diversos ambientes, tanto urbanos quanto rurais.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.