Portal O Dia

Fotometeoro: entenda o fenômeno raro, o arco-íris de fogo, registrado no céu de Picos

Um rastro de fogo em meio às nuvens foi registrado no céu de Picos nos últimos dias e chamou a atenção da população. O vídeo tem circulado pelas redes sociais e causado curiosidade. O fenômeno trata-se de um fotometeoro, também chamado de nuvem iridescente ou arco-íris de fogo, e é uma ocorrência rara.

Assemelhando-se a um Halo Solar ou ao arco-íris, o fotometeoro tem em comum, com esses outros fenômenos, a presença da água e da luz solar no céu. Entretanto, o arco-íris de fogo - chamado assim devido à manifestação das cores e por sua capacidade brilhante -, ocorre de maneira diferente dos demais.

Reprodução/redes sociais
Fotometeoro é registrado no céu de Picos

“O arco-íris de fogo consegue demonstrar as cores com mais vigor, e acontece devido à presença da luz, que é sucessivamente refletida no interior da nuvem, e fracionada, dividida. Isso faz com que toda a nuvem seja tingida, adquirindo diferentes espectros, que irão mudar conforme o ângulo visualizado”, explica Werton Costa, climatologista e Diretor de Prevenção da Defesa Civil Piauí, destacando que o fotometeoro, ou arco-íris de fogo, apensar de ser muito raro, já pode ser observado no céu de outras cidades piauienses.

Apesar das similaridades do fotometeoro com o arco-íris e com o Halo Solar, a formação desses fenômenos ocorre de maneira diferenciada. No arco-íris, a luz branca do sol, que contém todas as cores dentro dela, é fracionada a partir do cruzamento com minúsculas gotas de água em suspensão. Já a formação do Halo Solar acontece por meio de cristais de gelo suspensos em nuvens cirrus, que formam a estrutura circular em torno do sol.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.