Portal O Dia

Escala 6x1: Saiba quem é Rick Azevedo, criador do movimento 'Vida Além do Trabalho'

O movimento Vida Além do Trabalho (VAT) ganhou destaque nas redes sociais e na política brasileira com a proposta de acabar com a escala 6x1 de trabalho, que exige que o trabalhador trabalhe por seis dias e tenha um único dia de descanso. Fundado por Ricardo Azevedo, conhecido como Rick Azevedo, a proposta do VAT ganhou força nas redes sociais e se expandiu rapidamente, levando Azevedo a se eleger vereador no Rio de Janeiro, pelo PSOL, com 29.364 votos. O movimento busca promover uma mudança na jornada de trabalho dos brasileiros, permitindo mais equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Instagram/rickazzevedo
Escala 6x1: Saiba quem é Rick Azevedo, criador do movimento 'Vida Além do Trabalho'

O movimento surgiu a partir de um vídeo publicado por Azevedo no TikTok em 2023. Na gravação, Azevedo relatava o desgaste físico e emocional que enfrentava como balconista de farmácia. O vídeo viralizou rapidamente, atraindo o apoio de muitos que compartilhavam a mesma realidade. Azevedo então criou um grupo no WhatsApp para coordenar ações, o que levou à criação formal do movimento VAT. O movimento, com mais de 2 milhões de apoiadores, tem como objetivo chamar a atenção para as condições de trabalho no Brasil e lutar por uma jornada de trabalho mais equilibrada.

O foco do movimento é a mudança das normas previstas pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que permite a jornada de 6x1, e a implementação de modelos de trabalho mais flexíveis. A proposta ganhou força quando Azevedo e a deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) começaram a trabalhar na PEC do fim da escala 6x1. A proposta visa uma redução na jornada de trabalho para 36 horas semanais, distribuídas em quatro dias, com três dias de descanso (escala 4x3).

Pablo Valadares/ Câmara dos Deputados
Escala 6x1: Saiba quem é Rick Azevedo, criador do movimento 'Vida Além do Trabalho'

A PEC apresentada por Hilton, que altera o inciso XIII do artigo 7º da Constituição, busca refletir as novas necessidades do mercado de trabalho, onde a flexibilidade e o bem-estar dos trabalhadores têm ganhado cada vez mais atenção. A proposta visa equilibrar a jornada de trabalho e oferecer aos profissionais tempo suficiente para o descanso e a convivência familiar.

O VAT defende a implementação de alternativas à escala 6x1, considerando que a jornada de trabalho atual afeta a qualidade de vida dos trabalhadores. Entre as propostas estão a criação de políticas de proteção à saúde física e mental, como férias regulares, licença parental e a limitação de horas extras, além da fiscalização rigorosa para garantir que as novas regulamentações sejam cumpridas pelas empresas.

Propostas do VAT

PEC da escala 6x1 atinge assinaturas necessárias

Nas primeiras horas desta quarta-feira (13) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que propõe o fim da escala de trabalho 6x1 (seis dias de trabalho, um de descaso) atingiu o quórum necessário para que pudesse começar a tramitar na Câmara dos Deputados. O projeto é de autoria da deputada Erika Hilton (PSOL-SP) e está gerando grande repercussão nas redes sociais, em razão da proposta afetar diversas classes trabalhistas.

O texto conta agora com 194 assinaturas no sistema interno da Câmara dos Deputados. O registro foi contabilizado na manhã desta quarta-feira (13). Para que a PEC fosse protocolada na Casa eram necessárias no mínimo 171 adesões de parlamentares.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.