O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informaram que os gabaritos do segundo dia de provas do Enem terão a divulgação antecipada para esta quarta-feira (19), às 10h. A decisão ocorre após a anulação de três questões e diante da repercussão gerada por supostos vazamentos de conteúdos que circularam nas redes sociais antes do exame.
LEIA TAMBÉM
Inicialmente, a divulgação dos gabaritos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 estava prevista para quinta-feira (20), mas o Inep optou por adiantar o calendário como forma de reforçar a transparência do processo e responder às dúvidas dos candidatos sobre a integridade da avaliação.
Entenda
A situação iniciou depois que um jovem que se diz estudante de Medicina e consultor fez uma live no Youtube onde mostrou pelo menos cinco questões quase iguais às que caíram na prova. Edcley Teixeira disse que previu as perguntas depois de fazer prova da CAPES que teria o Enem como base. O jovem nega que tenha tido acesso a material vazado do Enem e que apenas adivinhou questões “dentro dos parâmetros legais”.
A prova a que Edcley se refere é o Prêmio CAPES Talento Universitário, uma prova opcional aplicada para estudantes em início de graduação. De acordo com ele, a prova da CAPES funcionaria como um “pré-teste” de questões que poderiam integrar futuras edições do Enem. No entanto, o MEC não confirmou qualquer relação doo Prêmio CAPES com o Enem.
Em comunicado nas redes sociais, Edcley disse que todas as questões apresentadas por ele na live e em sua mentoria são criações originais inspiradas em questões reais do pré-teste. “Desta forma, não há qualquer risco jurídico envolvido, uma vez que a inspiração nas questões do pré-teste não implica em cópia ou plágio, e o Inep não possui o poder de censurar a memória de um estudante”, disse.
O estudante de Medicina acrescentou que as questões do Enem são repetidas e que apenas descobriu o padrão que elas seguiram desde 2009, quando foi transformado na porta de entrada para o ensino superior.
A semelhança das questões apresentadas na live com as que caíram no Enem levantaram rumores de suposto vazamento das provas nas redes sociais. Em comunicado, o Inep explicou que o Enem usa a Teoria da Resposta ao Item para apuração de seus resultados. A metodologia demanda que os itens sejam pré-testados. Os estudantes que participam do pré-testes têm contatos com itens que podem vir a compor o Enem em alguma edição.
No entanto, o INEP deixa claro que nenhuma questão foi apresentada tal qual na edição de 2025 do Enem. Foram observadas apenas similaridades. O Instituto acionou a Polícia Federal para apurar a conduta e autoria da divulgação das questões e garantir a responsabilização dos envolvidos por eventual quebra de confidencialidade ou ato de má-fé pela divulgação de questões sigilosas de forma indevida.
Como acessar o gabarito do ENEM?
O material estará disponível no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os gabaritos estarão separados de acordo com as cores dos cadernos de questões provas - verde, cinza, azul e amarelo - e por dia de aplicação.
- Entre no site do INEP.
- Procure pelo menu “ENEM” e clique em “Provas e Gabaritos”
- Selecione o ano e a edição do exame que você realizou.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.