A maioria dos abandonos de pets, cães e gatos, se dá em decorrência aos maus comportamentos.
São vários cães e gatos abandonados nas ruas, e esse número se alastra, principalmente em datas festivas, tais como, Natal e Réveillon.
Mas porque acontece esse lamentável fato? Muitas vezes o tutor não se dá conta que têm um ser vivo em casa e que depende dos seus cuidados, não só clínicos, mas também emocionais.
Ter um pet em casa, é ter responsabilidade, é saber que a escolha foi sua em colocar um animal para dentro da sua casa para conviver em família.
Animal não é brinquedo, e não é um ser inanimado. A escolha é sua ao adotar ou comprar um animal. Portanto, não o trate como qualquer coisa.
Se educado esse pet desde o início, quando filhote, se reduz e muito, os problemas de comportamento, e lá na frente, quando adulto, não será motivo para doação ou abandono.
Vamos ser mais empáticos e ter mais compaixão por quem devemos ser responsáveis.
Seja a voz do seu animal!
Não negligencie o comportamento do seu pet!
Eduque! Não abandone!
Lembrando que, abandonar é crime! De acordo com a Lei 9.605/98, artigo 32, a pena para quem comete o crime de maus-tratos aos animais, prevê três meses a um ano de detenção, e recentemente a pena para violência contra cães e gatos, aumentou de 2 a 5 anos de prisão. A pena é aumentada de um sexto a um terço se o crime causar a morte do animal.