Portal O Dia

Dono de imobiliária é preso em Teresina suspeito de aplicar golpes com contratos de imóveis

Polícia Civil do Piauí prendeu, na manhã desta quinta-feira (04), o dono de uma imobiliária em Teresina suspeito de aplicar golpes por meio de contratos de compra e venda de imóveis. O mandado de prisão preventiva foi cumprido pela 2ª Delegacia Seccional – Divisão 1, antiga sede do 7º Distrito Policial, após denúncias sobre práticas de estelionato, crime previsto no artigo 171 do Código Penal Brasileiro.

Reprodução
Dono de imobiliária é preso em Teresina suspeito de aplicar golpes com contratos de imóveis

O homem, que não teve o nome divulgado, agia como corretor de imóveis e proprietário de sua própria imobiliária, é suspeito de aplicar golpes em diversas pessoas por meio de contratos de compra e venda de imóveis. Segundo as investigações, o ele firmava contratos alegando que os imóveis estavam quitados ou negociava valores com antigos proprietários.

Em seguida, vendia o mesmo imóvel para outras pessoas, recebendo o pagamento integral e prometendo que a documentação estava regularizada. Posteriormente, as vítimas descobriam que os imóveis possuíam dívidas pendentes e não haviam sido quitados como o prometido, em alguns casos, eram vendidos para mais de uma pessoa.

De acordo com o delegado Adalberto Paulo, em muitos casos, o suspeito se recusava a fazer o repasse de valores para os antigos proprietários, ou pagava apenas uma parte da dívida, e desaparecia sem dar satisfação para os compradores. “As vítimas, ao procurarem a imobiliária ou o próprio, não conseguiam encontrá-lo, e o estabelecimento estava frequentemente fechado. A Polícia Civil iniciou as investigações após receber uma denúncia anônima em 29 de maio de 2024. A partir das informações obtidas, a equipe de investigação localizou o homem em seu endereço, onde o estelionatário se encontrava”, explicou.

A investigação começou em 29 de maio de 2024, após uma denúncia anônima. A partir das informações recebidas, a equipe policial localizou o dono da imobiliária em sua residência, onde foi realizada a prisão.

Durante a apuração, a Polícia Civil identificou que o suspeito possui um histórico criminal extenso, com 39 procedimentos registrados em seu nome, incluindo 10 inquéritos diretamente relacionados a crimes de estelionato. Documentos recentes, referentes a 2025, indicam que ele seguia utilizando o mesmo método para aplicar os golpes.

A Polícia Civil do Piauí reforça que a sociedade pode colaborar denunciando práticas criminosas de maneira anônima. A 2ª Delegacia Seccional de Teresina, Divisão 1, disponibiliza o número de telefone (86) 9 9484-9641 para o recebimento de informações e denúncias. Garantindo o sigilo absoluto da fonte, a Polícia mantém seu compromisso com a segurança pública.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.