Instituído há 60 anos, por meio do Decreto de Lei nº 53.988, a data foi escolhida em homenagem à fundação da Associação Brasileira de Doadores Voluntários de Sangue. O Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado nesta segunda-feira (25), busca reforçar a importância da doação de sangue no Brasil, onde apenas 1,4% da população doa sangue regularmente, número inferior ao recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que sugere uma taxa de 3% a 5% para atender às demandas.
Em Teresina, o GSH Banco de Sangue lançou a campanha “Novembro vem doar – A vida continua”. A iniciativa utiliza histórias de doadores para sensibilizar a população sobre a relevância da doação de sangue. Até o fim de novembro, os doadores que comparecerem ao banco de sangue receberão brindes temáticos como forma de agradecimento.
A campanha também é estratégica, considerando que o período de festas de fim de ano e férias costuma registrar uma redução significativa nas doações. Ao mesmo tempo, a demanda por sangue aumenta devido a acidentes e emergências típicos dessa época.
Serviço
GSH Banco de Sangue de Teresina
Endereço: na Rua Governador Raimundo Artur de Vasconcelos, 367, Centro (Sul) - 3º andar (Centro Clínico Hospital São Marcos – Ala B).
Telefones: (86) 3026-8200 e WhatsApp: (86) 98139-7943
Atendimento: de segunda a sábado, das 7h às 18h.
Estacionamento gratuito para doadores, de segunda a sexta-feira.
Por que doar sangue?
A doação de sangue é essencial para atender pacientes que necessitam de transfusões em situações como:
- Tratamentos de doenças como câncer e anemia severa;
- Cirurgias de grande porte;
- Complicações obstétricas, como hemorragias durante o parto;
- Acidentes e queimaduras graves.
Cada doação pode salvar até quatro vidas, pois o sangue coletado é separado em componentes, como hemácias, plasma e plaquetas, que atendem a diferentes necessidades médicas.
Quem pode doar sangue?
Para doar sangue, é necessário atender aos seguintes critérios:
- Ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização dos responsáveis);
- Pesar no mínimo 50 kg;
- Estar em boas condições de saúde;
- Estar alimentado, evitando alimentos gordurosos antes da doação;
- Apresentar um documento oficial com foto.
Existem restrições temporárias ou permanentes relacionadas a condições de saúde, viagens para áreas endêmicas e uso de medicamentos. Antes da doação, o voluntário passa por uma triagem clínica para verificar sua aptidão.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.