Nos últimos dias de preparação até o Enem 2025, estudantes intensificam as revisões e buscam estratégias para consolidar o que já foi aprendido. A disciplina de Filosofia, que faz parte do primeiro bloco de provas, com Ciências Humanas e suas Tecnologias, costuma exigir do candidato mais do que memorização de teoria. A matéria cobra, também, interpretação, capacidade de análise e leitura crítica da realidade.
Entender o pensamento dos principais filósofos e os relacionar à temas contemporâneos é essencial para garantir um bom desempenho. Alguns dos assuntos mais recorrentes na área, segundo levantamentos, são filosofia antiga, filosofia moderna, ética, política e teoria do conhecimento. Na parte antiga, Sócrates, Platão e Aristóteles se destacam. Já na parte política, as discussões sobre poder, justiça e cidadania lideram entre os assuntos cobrados. Além disso, tópicos como “Mito da Caverna”, de Platão, e o pensamento ético de Aristóteles aparecem com frequência nas questões do Exame.
O Enem costuma apresentar textos e citações de obras filosóficas, geralmente seguidos de perguntas que exigem compreensão de ideias centrais da disciplina e sua aplicação em situações cotidianas e modernas. Por isso, especialistas recomendam que o candidato não só decore conceitos, mas também se concentre em entender o contexto histórico e o impacto de cada teoria. Relacionar os períodos da filosofia (Antiguidade, Modernidade e Contemporaneidade) pode ajudar o estudante a perceber a evolução do pensamento filosófico e a responder a prova com mais segurança.
Nesta reta final de preparativos, o foco deve ser em revisões rápidas e direcionadas. Resolver provas anteriores e questões de edições passadas do Enem é uma das estratégias mais eficazes e recomendadas por professores, já que ajuda a compreender o estilo das questões e a lógica dos comandos. Fazer resumos curtos e mapas mentais dos principais temas também auxilia na fixação dos assuntos. Outra boa prática é ler notícias e relacionar acontecimentos atuais com a disciplina de filosofia.
LEIA TAMBÉM
- Contagem Regressiva: saiba estratégias para se sair bem em História no Enem 2025
- Contagem regressiva: estratégias para ter sucesso em Português no Enem 2025
- Contagem regressiva: veja dicas para bom desempenho em Geografia no Enem 2025
- Contagem regressiva: alunos intensificam estudos de Literatura para o Enem 2025
- Contagem regressiva: saiba como ter uma boa pontuação em Biologia no Enem 2025
Preparação psicológica
Tão importante quanto revisar o conteúdo, é cuidar do equilíbrio emocional, que pode fazer toda diferença no resultado da prova. Faltando poucos dias para o Enem, a ansiedade tende a aumentar e manter a calma é decisivo. Ter uma boa noite de sono, fazer pausas durante sessões de estudo e se alimentar bem são atitudes preservam o bem-estar.
Preparar o psicológico é, também, um importante passo antes de realizar o exame. Chegar ao local de prova com calma, serenidade, alimentado e descansado é parte da estratégia. Nesta fase final, o mais importante é confiar no que foi estudado, respirar fundo e deixar o pensamento fluir.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.